Os materiais são parte fundamental de qualquer projeto relacionado com visualização, seja usando Blender ou então tecnologias de render em tempo-real. Esse é o caso dos jogos digitais que usam softwares como a Unreal Engine.

Ao começar um projeto na Unreal Engine você terá que representar em algum momento algum tipo de superfície, que simula o comportamento de materiais como água. Seja para criar um oceano ou lago para cenários em jogos ou arquitetura.

A criação desses materiais na Unreal Engine exige o uso de um sistema próprio do software chamado de Blueprints, que nada mais são do que um conjunto de nós formando o material. Alguns materiais exigem um pouco mais do que o básico para a sua criação. Como é o caso de água na Unreal Engine.

Água na Unreal Engine

Quer fazer o download gratuito de material para água na Unreal Engine? Um artista conhecido como Satheesh, compartilhou no seu web site pessoal um shader que pode ajudar você na representação de superfícies com água na Unreal Engine. Ao visitar o endereço você encontra o link que leva até o arquivo com o Shader.

água na Unreal Engine

Depois é só importar os arquivos para a pasta do seu projeto na Unreal Engine, para conseguir gerar os mais diferentes tipos de superfícies com água.

Caso você seja iniciante com a Unreal Engine, ao iniciar um projeto com o software é gerada uma estrutura básica de pastas. As pastas ajudam na organização do que você está produzindo, e também servem de referência para adicionar recursos externos.

Quer conferir como foi realizada a configuração desses blueprints para gerar o material de água na Unreal Engine? O autor compartilha uma imagem que mostra toda a configuração do material, para que você possa entender o processo.

É algo bem trabalhoso!

Ainda sobre render em tempo-real e representação de superfícies naturais, você também encontra aqui o download gratuito de grama na Unreal Engine.

Aprendendo sobre a Unreal Engine

Quer aprender como funciona a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o uso da Unreal Engine, inclusive um específico sobre os Blueprints. Para começar, você sempre pode fazer nosso curso básico que é gratuito: