A renderização de interiores no Cycles é uma das opções que mais atraem artistas digitais para o Blender, principalmente quando você acaba migrando de ferramentas proprietárias. Que muitas vezes não entregam tudo que o Blender Cycles oferece.

Quem já usa software para renderizar interiores no Cycles, precisa conhecer um projeto de um arquiteto Italiano que conseguiu criar interiores sem granulação com apenas 250 samples. Sim, apenas 250 samples para cada imagem.

Interiores no Cycles

O conjunto completo de renders está disponível nesse link que leva até os fóruns BlenderArtists. Qual o segredo? Nesse caso é o uso de um plano de fundo branco com luzes do tipo área. Só isso!

Um dos segredos para conseguir renderizações de interiores no Cycles, apenas com 250 samples é a ausência de uma mapa HDR como plano de fundo. Isso acaba ao mesmo tempo gerando uma iluminação relativamente difusa e também remove o risco da criação de granulação excessiva no render.

Desde o Blender 2.79 o Cycles dispõe de uma opção chamada Denoiser, que permite reduzir a quantidade de granulação das imagens. Basta acionar a ferramenta para que seja aplicado leve efeito borrado nos pixels da imagem. Esse efeito borrado ajuda na redução da granulação.

Por qual motivo o Cycles gera granulação?

Essa é a forma com que o software gera as suas imagens, em um processo chamado de refinamento progressivo. As imagens aparecem com grande quantidade de granulação, e ao longo do tempo ficam mais limpas.

O que vai determinar o nível de granulação das imagens é o tempo que cada uma fica renderizando e o seu limite. Esse limite é estabelecido pela quandidade de samples que são usados para processar cada render.

Nesse casom o autor das imagens usou apenas 250 samples, mas com o auxílio do Denoiser para ajudar na renderização. O processo pode parecer simples, mas ajuda a relacionar ideías que podem auxiliar os mais diversos projetos de interiores no Cycles.

##Aprenda mais sobre interiores no Cycles

Quer aprender mais sobre interiores no Cycles? O EAD – Allan Brito possui diversos cursos relacionados com render de interiores e material sobre o uso do Cycles para arquitetura: