Quando você pensa em um software 3d para animação, qual é o primeito tipo de conteúdo que você imagina? É bem provável que animações tridimentionais. Mas, você sabia que muitas das animações 2D que assistimos hoje são feitas em softwares 3d?

Os motivos para criar esse tipo de material em softwares 3d são os mais diversos, mas envolvem algumas vantagens. Como o fato do ambiente tridimensional possibilitar trabalhar com amplos movimentos e a adição de luzes no cenário.

Existe alguma ferramenta apropriada para começar a fazer esse tipo de material? Algum plugin ou Add-on no Blender?

Caso você queira começar a fazer esse tipo de material no Blender, existe um pacote chamado Flattie Folks Animation Toolkit. O material não é um plugin, mas um template que você pode usar para fazer animações em 2D no Blender.

Quer a melhor parte? O pacote é completamente gratuito. Para fazer o download é necessário apenas visitar o endereço indicado no parágrafo anterior.

Mas, como é que o pacote funciona?

O Flattie Folks Animation não é um Add-on para o Blender como já citamos, mas um template que já possui diversos recursos para criar animação 2D prontos.

Por exemplo, já existe um personagem humanóide 2D pronto para ser animado no software. Esse mesmo personagem é formato por partes móveis, em um formato conhecido como Cutout.

Nesse formato é possível separar os membros dos personagens para animação, ou então personalizar a estrutura. Basta trocar os gráficos. São personagens que já estão totalmente em duas dimensões.

Se você está com dificuldades para conseguir criar projetos relaiconados com animação de personagens 3d, o Flattie Folks Animation pode ser de grande ajuda. A animação 2D apresenta um workflow com desafios diferentes do 3D.

A diferença está no processo de saída que não envolve os pesados renders.

Outra opção interessante para animação 2D gratuita é o OpentoolZ.

Aprenda a trabalhar com animação

Quer trabalhar com animação em softwares como Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você a criar animação em 3D ou 2D. Aqui estão alguns dos cursos sugeridos: