As texturas são parte fundamental de qualquer projeto de arte digital, pois elas podem ao mesmo tempo complementar uma excelente modelagem 3d como também podem prejudicar o projeto. Caso não tenha a qualidade e resolução compatível com o o formato de saída desejado.

Essa regra é válida para arquitetura, jogos e animação. Você precisa de boas texturas para que seus projetos tenham uma excelente percepção visual.

Quer fazer o download de 120 texturas PBR em creative commons zero? Ao visitar o cgbookcase você tem a oportunidade de copiar esse material de maneira gratuita. O maisn interessante do recurso é que as texturas estão em 4k (4096 x 4096), e não demandam nenhuma informação para o download.

texturas pbr gratuitas

Sim, você pode fazer o download direto das texturas. Basta observar na parte inferior de cada download a opção “direct download”. Não é necessário informar seu e-mail para copiar as texturas.

Mas, o que são texuras PBR? Esse tipo de textura é formado por múltiplos mapas de imagem para canais diferentes dos materiais. Por exemplo, as texturas possuem um mapa (arquivo) próprio para a cor e outro para as normais (relevo). Isso já está separado na biblioteca e pode ser aplicado em diversos softwares 3d.

Uma característica que não está descrita nas texturas é o fato de que as imagens são todas do tipo seamless. Sim, é possível usar distribuição das imagens em tiling sem bordas aparentes. Isso é fantástico para configurar grandes superfícies.

Caso você queira saber mais sobre materiais PBR, recomendo fazer o download desse livro gratuito sobre PBR.

Quer ainda mais texturas PBR gratuitas? Já faz alguns meses que publicamos um artigo recomendando 70 materiais e texturas PBR gratuitas, que ainda estão disponíveis para download. Ao fazer o download das duas coleções, você se aproxima das 200 texturas PBR.

Esse é um excelente recurso para qualquer artista digital.

Usando as texturas PBR

Quer aprender a usar essas texturas PBR? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam você a usar essas texturas PBR: