Uma das características que mais deixa usuários iniciantes do Blender com dúvidas é o seu botão padrão de seleção. Na primeira vez que você tentou usar o software deve ter se deparado com uma situação peculiar. Ao clicar com o botão esquerdo do mouse na tela, ao invés de fazer uma seleção de objeto você acabou deslocando aquele pequeno alvo na tela.

Isso é uma das principais características do Blender, que para muitos usuários é frustrante. Você acaba descobrindo depois que para selecionar qualquer coisa no software é preciso usar o botão direito do mouse.

Com o tempo acabamos nos acostumando e nem lembramos mais desse detalhe. Mas, para quem vai usar o software pela primeira vez fica a impressão de que tudo é mais difícil e complicado com o Blender.

O Blender 2.8 está mudando esse conceito e você poderá agora escolher qual botão será usado para seleção. Por padrão, o software vai usar o botão esquerdo do mouse para seleção.

Escolhendo o botão de seleção no Blender 2.8

Mas, e se você não quiser mudar? Algumas pessoas estão usando o botão direito do mouse para seleção já faz mais de 10 anos.

No panel de preferences do Blender 2.8 você pode escolher qual é o botão preferido para fazer seleção.

Basta acessar o menu Edit -> User Preferences. Na abs Input você encontra essas opções.

Qual é o seu botão de seleção preferido?

Quer aprender como funciona o Blender? No EAD – Allan Brito você contra diversos cursos e treinamentos relacionados com o software. O destaque fica para o Blender COMPLETO, que é um pacote com mais de 700 videos sobre o software e 30 cursos com certificados.