Modelando escadas no Blender 3D usando scripts

Na modelagem 3d direcionada para visualização de projetos arquitetônicos, uma das partes mais complicadas é a modelagem de telhados em projetos de residências. No que se refere a parte interna dos modelos 3d, as escadas representam uma das partes mais trabalhosas de criar em 3d, pois podem apresentar inúmeros pequenos detalhes que estão repetidos e representados em planos inclinados, que sempre dificultam um pouco mais o trabalho do artista 3d. Em vários softwares 3d podemos encontrar scripts e ferramentas que auxiliam na modelagem e criação de escadas dos mais variados tipos, e no Blender 3D isso não é diferente.

Essa semana foi publicado nos fóruns de usuários do Blender 3D, um conjunto de scripts bem interessante que ajuda na modelagem de escadas em 3D. O Script para modelar escadas em 3d pode ser copiado nesse link.

Caso você queira usar o script para auxiliar nos seus projetos de modelagem, resolvi fazer um pequeno guia de como utilizar a ferramenta. No total o script é um compilação de cinco diferentes ferramentas que consequentemente cinco tipos diferentes de escadas. Depois de fazer o download do arquivo com o Script, abra o mesmo em uma janela de texto do Blender e pressione ALT+P para executar o script.

blender3d-modelagem-3d-escadas-01.jpg

O menu de seleção dos tipos de escada vai aparecer:

blender3d-modelagem-3d-escadas-02.jpg

Na parte da esquerda do menu é possível encontrar três opções diferentes para criar modelos de escadas regulares, e na direita dois tipos de escadas helicoidais. Entre todas as opções, apenas duas delas apresentam painéis e menus de configuração para personalizar a criação das escadas. Nos outros casos apenas o modelo pronto da escada é criado.

No primeiro tipo de escada acionado com o botão Script_dail, encontramos o seguinte menu de opções para elaboração da escada:

blender3d-modelagem-3d-escadas-03.jpg

O painel de opções é bem simples e permite selecionar apenas o número de degraus (steps), piso (Height), espelho da escada (Depth) e espessura (Width). Quando tudo estiver configurado, essa é a escada resultante.

blender3d-modelagem-3d-escadas-04.jpg

O modelo 3d gerado é bem simples, mas pode ajudar muito na criação de objetos mais complexos e que apresentem mais detalhes, como corrimão e outros elementos. Esse tipo de escada tem um problema de topologia um pouco grave, que é a união dos pontos gerados no modelo 3d conectados em apenas um vértice. Mas, nada que impeça o seu uso em projetos mais simples.

Os outros tipos de escadas são mais simples e não apresentam configurações extras. As imagens abaixo mostram esses outros tipos de escadas.

blender3d-modelagem-3d-escadas-05.jpg

blender3d-modelagem-3d-escadas-06.jpg

Para os outros tipos de escadas temos uma com várias opções de configuração, o que corresponde a complexidade na organização e morfologia das escadas helicoidais. Essas são as opções para o primeiro tipo de escada helicoidal, acionada pelo botão Script_abidos:

blender3d-modelagem-3d-escadas-07.jpg

O resultado dessa escada é o seguinte:

blender3d-modelagem-3d-escadas-08.jpg

Para finalizar, temos mais um tipo de escada helicoidal abaixo que não permite alterar nenhum tipo de configuração, a não ser que você se aventure a editar o script.

blender3d-modelagem-3d-escadas-09.jpg

Com essas ferramentas fica muito mais fácil criar escadas no Blender 3D, mesmo que sirvam apenas como guias para que a modelagem seja feita com mais detalhes, usando as ferramentas de snap.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Modelando escadas no Blender 3D usando scripts”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *