Visualização interativa para arquitetura com Unity 3D

O uso de tecnologias próprias para a criação de jogos é uma tendência forte na área de vendas em segmentos voltados para apresentação de produtos. Um dos exemplos mais evidentes do uso desse tipo de tecnologia é a visualização interativa para arquitetura, que faz uso intenso de tecnologias e ferramentas voltadas para jogos com o objetivo de potencializar as vendas de projetos que ainda não saíram do papel. Com o surgimento de tecnologias e plataformas mais acessíveis para desenvolver jogos como o Unity 3D, a coisa tomou novos rumos e a adoção da plataforma cresceu ainda mais.

Um estúdio americano chamado Arch Virtual publicou no seu blog o lançamento de uma ferramenta de visualização interativa para arquitetura criada com o Unity 3D que pode ser copiada diretamente do blog da empresa. O interessante desse projeto de visualização interativa para arquitetura é que o estúdio utiliza tecnologia de ponta na interação do usuário com a aplicação.

Visualização interativa para arquitetura

Um dos diferenciais dessa aplicação é a opção de usar um acessório criado e apresentado para o mundo recentemente chamado de Oculus Rift. Esse é um óculos de realidade virtual que surgiu como mais um projeto do site de crowdfunding Kickstarter, e logo ganhou repercussão e atraiu o interesse de vários desenvolvedores de jogos. O acessório de realidade virtual permite níveis ainda maiores de imersão dentro da visualização para arquitetura.

Visualização interativa para arquitetura

No artigo publicado no web site da empresa é possível fazer o download da simulação e também conferir um vídeo demonstrando como a visualização interativa para arquitetura funciona.

Ficou interessado no Oculus Rift? Por enquanto, apenas os kits de desenvolvimento estão sendo comercializados no web site do projeto e eles não estão prontos para entrega imediata. Como a procura está maior do que a capacidade deles de produzir, é necessário fazer o pedido e depois aguardar pelo prazo de envio. O kit custa 300 dólares e aparentemente é possível receber o óculos no Brasil.

Caso você queira investir nesse mercado, recomendo visitar o artigo e fazer o download da aplicação. É o primeiro passo para entender o que se considera uma boa aplicação e tentar fazer os seus próprios projetos.

Para aprender o Unity 3D, é possível começar com esse curso online gratuito!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Visualização interativa para arquitetura com Unity 3D”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *