O uso de tecnologias próprias para a criação de jogos é uma tendência forte na área de vendas em segmentos voltados para apresentação de produtos. Um dos exemplos mais evidentes do uso desse tipo de tecnologia é a visualização interativa para arquitetura, que faz uso intenso de tecnologias e ferramentas voltadas para jogos com o objetivo de potencializar as vendas de projetos que ainda não saíram do papel. Com o surgimento de tecnologias e plataformas mais acessíveis para desenvolver jogos como o Unity 3D, a coisa tomou novos rumos e a adoção da plataforma cresceu ainda mais.

Um estúdio americano chamado Arch Virtual publicou no seu blog o lançamento de uma ferramenta de visualização interativa para arquitetura criada com o Unity 3D que pode ser copiada diretamente do blog da empresa. O interessante desse projeto de visualização interativa para arquitetura é que o estúdio utiliza tecnologia de ponta na interação do usuário com a aplicação.

Visualização interativa para arquitetura

Um dos diferenciais dessa aplicação é a opção de usar um acessório criado e apresentado para o mundo recentemente chamado de Oculus Rift. Esse é um óculos de realidade virtual que surgiu como mais um projeto do site de crowdfunding Kickstarter, e logo ganhou repercussão e atraiu o interesse de vários desenvolvedores de jogos. O acessório de realidade virtual permite níveis ainda maiores de imersão dentro da visualização para arquitetura.

Visualização interativa para arquitetura

No artigo publicado no web site da empresa é possível fazer o download da simulação e também conferir um vídeo demonstrando como a visualização interativa para arquitetura funciona.

Ficou interessado no Oculus Rift? Por enquanto, apenas os kits de desenvolvimento estão sendo comercializados no web site do projeto e eles não estão prontos para entrega imediata. Como a procura está maior do que a capacidade deles de produzir, é necessário fazer o pedido e depois aguardar pelo prazo de envio. O kit custa 300 dólares e aparentemente é possível receber o óculos no Brasil.

Caso você queira investir nesse mercado, recomendo visitar o artigo e fazer o download da aplicação. É o primeiro passo para entender o que se considera uma boa aplicação e tentar fazer os seus próprios projetos.

Para aprender o Unity 3D, é possível começar com esse curso online gratuito!