O [BP:257]Blender 3D[/BP] disponibiliza várias ferramentas para criar cópias de objetos como os DupliVerts, DupliFaces e o recém chegado Array. Apesar desse grande número de opções, ainda existem alguns bons Scripts que auxiliam na tarefa de duplicar e organizar objetos, como o Script Duplicating. O objetivo dessa ferramenta é simples, organizar um objeto selecionado em cópias nos eixos X, Y e Z utilizando as dimensões do objeto como referência. Então o próprio Script já se encarrega de calcular qual a melhor distribuição para os objetos, assim fica mais fácil criar [BP]modelos 3D[/BP] compostos.

Duplicating

Para começar a utilizar o Script, primeiro é necessário fazer o download do arquivo no fórum do Blendersrtists. Assim que o arquivo estiver no seu computador, abra o Blender e depois acione uma janela de texto. Abra o arquivo do Script dentro dessa janela de texto e pressione a tecla ALT+P, para executar o Script.

A interface do Script é simples, existindo opções apenas para determinar a quantidade de cópias criadas nos eixos X, Y e Z respectivamente nas opções Duplicates X-Axis, Duplicates Y-Axis e Duplicates Z-Axis. Para fazer o Script funcionar, fazemos o seguinte, primeiro selecione um objeto qualquer, pode até ser o cubo inicial do Blender mesmo.

Duplicate

Assim que ele estiver selecionado, determinamos que o número de cópias para os eixos X, Y e Z são 4, 4 e 2 respectivamente. Repare que o próprio Script já mostra uma prévia da quantidade de vértices gerados pela nova composição.

 Duplicate

Outra opção é a correção das distâncias para as cópias, nos eixos X, Y e Z. Essa suavização pode ser determinada com a opção Correction. Assim que tudo estiver configurado, pressione o botão Duplicate.

Pronto! Veja o resultado das cópias geradas com o Script.

Duplicates resultado

Agora precisamos remover os vértices duplicados, entrando no Edit Mode e acionando a opção Remove Doubles. Para isso, selecione todos os vértices e pressione a tecla W. Escolha a opção Remove Doubles e o modelo terá seus vértices duplicados removidos. Com a utilização desse Script, podemos fazer as cópias sem a necessidade de utilizar múltiplos Arrays ou combinações de DupliVerts. Só é necessário cuidado com o número de vértices criados, dependendo do número a execução do Script pode travar o seu computador.