Sempre que aparecem aquelas renderizações de rostos hiper realísticos em web sites como a CG Society, as pessoas me perguntam se o

[BP:215]Blender[/BP] pode produzir esse tipo de imagem? A resposta é sim, ele pode. Na verdade, praticamente qualquer ferramenta 3d pode elaborar esse tipo de imagem. Tudo vai depender da habilidade do artista 3D, que está usando a ferramenta. Já faz algumas semanas que publiquei um link para um tutorial de modelagem facial, que consistia em um vídeo, mostrando como modelar esse tipo de objeto, usando edge modeling.

Para exemplificar as possibilidades do Blender, na produção desse tipo de modelo, um usuário do Blenderartists publicou um modelo de rosto muito realista.

Modelagem Facial

Impressionante não é? Pois ele disponibilizou para download o arquivo fonte dessa cena, assim como todas as texturas utilizadas. Depois de fazer o download, podemos entender que boa parte da “mágica” está na textura. A topologia do modelo não apresenta nenhum detalhe revolucionário.

Outro ponto positivo também, o uso eficiente das partículas estáticas para criar o cabelo. Apesar de o artista ter optado por um personagem careca, será que foi uma saída para não fazer o cabelo? Geralmente quando não se quer adicionar cabelo a um personagem, os modeladores adicionam alguns detalhes no modelo, como chapéus ou capacetes.

Modelagem facial - Blender

A composição da imagem foi feita no próprio Blender, usando os nós para pós-produção da imagem. Tudo isso pode ser analisado e estudado no arquivo .blend.

Caso você tenha interesse em acompanhar o desenvolvimento do modelo, como os estudos que o artista, chamado Len, fez para chegar à composição final. Analise com cuidado as suas mensagens no fórum, pois ele detalha as suas experiências, inclusive apontando os próprios erros cometidos na modelagem. Como por exemplo, indicando pequenos erros nas sobrancelhas do modelo.

Para fazer o download do modelo, visite essa mensagem, no fórum do blenderartists. Existem duas versões para download. Uma delas com aproximadamente 3,5 megas e com as texturas em baixa resolução, no formato JPEG. Mas se você quiser as texturas em alta resolução, o mesmo modelo está disponível com as texturas no formato TGA, mas o tamanho do arquivo é de 19 megas!