Que tal acompanhar o pessoal do projeto Peach, ao vivo? Pois isso agora é quase possível. No blog do projeto, existe agora um recurso muito interessante. Uma

[BP]webcam[/BP] foi instalada na sala de conferencias do instituto Blender, possibilitando que possamos acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. Pelo menos dá para fiscalizar quem está trabalhando no momento. Apesar da webcam estar instalada lá, as atualizações na imagem não são feitas em tempo real. Existe um atraso de aproximadamente 30 segundos na geração da imagem, e mesmo assim para que ela seja atualizada precisamos pressionar F5 para recarregar a página no navegador.

Projeto Peach

Devo confessar que no início a idéia parece até empolgante, mas como o tempo você fica se perguntando; esse pessoal está lá trabalhando mesmo? Isso porque com o tempo fica difícil encontrar alguém trabalhando nos computadores, mas depois de raciocinar um pouco é perceptível que essa fase do projeto é a que envolve menos o uso de computadores. Como a história e os storyboards estão sendo revisados, a maior parte do trabalho consiste em fazer reuniões e discutir a história.

O trabalho com os computadores deve começar mesmo só em outubro ou novembro, quando a história e os storyboards estiverem bem definidos.

Mas nem tudo está perdido, durante os últimos dias o pessoal andou brincando com a câmera, focalizando os desenhos usados para ilustrar a história. Hoje pela manhã mesmo, estava sonde exibida uma imagem do storyboard, mostrando um canguru gigante correndo atrás de um personagem menor. Inclusive essa é a imagem que ilustra esse artigo.

Até algumas horas atrás, essa não era a imagem, alguém do projeto mudou o foco da câmera. Provavelmente nas próximas horas, outra pessoa acaba focalizando um desenho diferente.

Espero que quando a fase de produção mais ligada a computadores esteja chegando, eles focalizem a câmera nos monitores dos animadores! Seria ótimo acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto e verificar o progresso da animação. Isso seria um novo marco na democratização do conhecimento proporcionado pelo projeto.

Caso você tenha interesse em acompanhar, visite esse artigo no blog do projeto Peach. Tenha paciência e verifique a página de vez em quando, eles estão sempre mudando a posição da câmera.