Nunca é demais reunir uma boa quantidade de blocos em modelos 3D para adicionar em cenas ou animações. Vez ou outra, sempre que encontro algum recurso ou link interessante, contendo uma quantidade razoável de modelos 3D, que podem ser usados em variadas ferramentas 3D, publico aqui no Blog. Por exemplo, os blocos gratuitos para CAD que ajudam muita gente. Essa semana encontrei mais um desses web sites com modelos 3D gratuitos.

Dessa vez o repositório de modelos, disponibiliza de maneira gratuita uma série de modelos 3D de veículos. Os modelos estão disponíveis no formato LWO, que é nativo do LightWave 3D. Se a sua suíte 3D suporta esse tipo de arquivo, será possível importar os modelos sem nenhum problema.

Blocos carros Blender

No total os modelos estão distribuídos em 5 categorias, cada categoria contendo aproximadamente 12 modelos. Então no total são aproximadamente 60 modelos 3D para download gratuito.

Veja a lista de categorias:

  • Veículos de passeio
  • Carros esporte e de competição
  • Veículos militares
  • Veículos de serviço e ambulâncias
  • Caminhões e carretas

Mas nem tudo é bom em relação aos modelos. Antes de fazer o download devo alertar sobre dois aspectos importantes em relação a eles.

  • Não se deixe enganar pela imagem da pré-visualização da página. A quantidade de detalhes nos modelos 3D é muito pequena. Se você quiser usar os blocos 3D, para renderizações em que a câmera está muito próxima do modelo, será necessário fazer ajustes manuais, para esconder os defeitos.
  • Os modelos não acompanham nenhum tipo de material também. Repare na imagem que ilustra esse artigo, ela mostra como os modelos são exibidos no Blender. Para poder personalizar a aparência dos carros, será necessário um pouco de trabalho manual também.

Por outro lado, possuir poucos polígonos e detalhes pode ser uma coisa boa também. Em cenas que mostra uma grande quantidade de veículos, isso pode economizar algumas horas de render. Não deixe de conferir esse link, faça e download e organize o material para usar nas suas cenas.

Agora você não tem mais desculpas para deixar as suas cenas no Blender, sem nenhum modelo de carro.