Depois de uma espera que já perdurava um mês, meu DVD do Big Buck Bunny finalmente chegou ontem! Ao que parece a demora foi conseqüência de algum atraso nos correios. Eu já tinha até entrado em contato com o pessoal da Fundação Blender, para que se o DVD tivesse extraviado, como aconteceu com o Mancandy FAQ, outro DVD pudesse ser encaminhado para minha casa. Bem, apesar de ser uma compra longa, feita em Novembro do último ano, estou plenamente satisfeito com o resultado, que se resume no Blender 3D 2.46 e na animação em si.

Mesmo com todo o cuidado na embalagem, a caixa do DVD chegou quebrada, mas os discos estavam intactos.

Como eu não ia agüentar esperar mesmo, estava fazendo o download do ISO, com o conteúdo completo do DVD. Mas agora posso fazer uma análise mais detalhada do conteúdo. Ainda não tive como assistir tudo, mas posso dizer que o valor educacional para quem está aprendendo ou gosta de computação gráfica, supera em muito o preço do DVD.

Listei os pontos positivos do DVD, para que você possa ter uma idéia melhor do seu conteúdo:

  • Todos os arquivos usados na produção: Desde as texturas até os arquivos do Blender, estão disponíveis para consulta e reutilização.
  • Making of e documentário: Um ótimo vídeo que já foi divulgado aqui no blog em formato mais compacto, mas agora em resolução de DVD.
  • Comentários da equipe: Esse é um verdadeiro achado! Nada mais é que a animação, sendo comentada pelas diferentes equipes. Por exemplo, você pode assistir a animação com o Andy narrando os desafios e características técnicas da produção e composição dos cenários, ou o Nathan comentando as características dos personagens.
  • Tutoriais: No DVD existem dois ótimos tutoriais em vídeo, que só podem ser acessados no computador. Nele podemos aprender de maneira rápida como manipular os personagens da animação, e as técnicas de setup de personagens usadas pela equipe. O tutorial sobre configuração de personagens é imperdível!

Isso é só uma parte, ainda podemos tirar muito mais coisas, como cenas deletadas, animatics e muito mais.

Existe algum ponto negativo? Sim, infelizmente não existem legendas nos vídeos, sequer transcrições do que o pessoal fala. Então é necessário compreender o inglês falado, para aproveitar completamente o conteúdo do DVD.

Ah! Mais uma coisa, não deixe de conferir no DVD os “erros de gravação” (Out Takes).

Agora é só reservar o DVD de treinamento do Andy, sobre desenvolvimento de personagens e torcer para que a entrega dos correios seja mais eficiente agora.