Na modelagem 3d direcionada para visualização de projetos arquitetônicos, uma das partes mais complicadas é a modelagem de telhados em projetos de residências. No que se refere a parte interna dos modelos 3d, as escadas representam uma das partes mais trabalhosas de criar em 3d, pois podem apresentar inúmeros pequenos detalhes que estão repetidos e representados em planos inclinados, que sempre dificultam um pouco mais o trabalho do artista 3d. Em vários softwares 3d podemos encontrar scripts e ferramentas que auxiliam na modelagem e criação de escadas dos mais variados tipos, e no Blender 3D isso não é diferente.

Essa semana foi publicado nos fóruns de usuários do Blender 3D, um conjunto de scripts bem interessante que ajuda na modelagem de escadas em 3D. O Script para modelar escadas em 3d pode ser copiado nesse link.

Caso você queira usar o script para auxiliar nos seus projetos de modelagem, resolvi fazer um pequeno guia de como utilizar a ferramenta. No total o script é um compilação de cinco diferentes ferramentas que consequentemente cinco tipos diferentes de escadas. Depois de fazer o download do arquivo com o Script, abra o mesmo em uma janela de texto do Blender e pressione ALT+P para executar o script.

blender3d-modelagem-3d-escadas-01.jpg

O menu de seleção dos tipos de escada vai aparecer:

blender3d-modelagem-3d-escadas-02.jpg

Na parte da esquerda do menu é possível encontrar três opções diferentes para criar modelos de escadas regulares, e na direita dois tipos de escadas helicoidais. Entre todas as opções, apenas duas delas apresentam painéis e menus de configuração para personalizar a criação das escadas. Nos outros casos apenas o modelo pronto da escada é criado.

No primeiro tipo de escada acionado com o botão Script_dail, encontramos o seguinte menu de opções para elaboração da escada:

blender3d-modelagem-3d-escadas-03.jpg

O painel de opções é bem simples e permite selecionar apenas o número de degraus (steps), piso (Height), espelho da escada (Depth) e espessura (Width). Quando tudo estiver configurado, essa é a escada resultante.

blender3d-modelagem-3d-escadas-04.jpg

O modelo 3d gerado é bem simples, mas pode ajudar muito na criação de objetos mais complexos e que apresentem mais detalhes, como corrimão e outros elementos. Esse tipo de escada tem um problema de topologia um pouco grave, que é a união dos pontos gerados no modelo 3d conectados em apenas um vértice. Mas, nada que impeça o seu uso em projetos mais simples.

Os outros tipos de escadas são mais simples e não apresentam configurações extras. As imagens abaixo mostram esses outros tipos de escadas.

blender3d-modelagem-3d-escadas-05.jpg

blender3d-modelagem-3d-escadas-06.jpg

Para os outros tipos de escadas temos uma com várias opções de configuração, o que corresponde a complexidade na organização e morfologia das escadas helicoidais. Essas são as opções para o primeiro tipo de escada helicoidal, acionada pelo botão Script_abidos:

blender3d-modelagem-3d-escadas-07.jpg

O resultado dessa escada é o seguinte:

blender3d-modelagem-3d-escadas-08.jpg

Para finalizar, temos mais um tipo de escada helicoidal abaixo que não permite alterar nenhum tipo de configuração, a não ser que você se aventure a editar o script.

blender3d-modelagem-3d-escadas-09.jpg

Com essas ferramentas fica muito mais fácil criar escadas no Blender 3D, mesmo que sirvam apenas como guias para que a modelagem seja feita com mais detalhes, usando as ferramentas de snap.