Entre os diversos projetos e objetivos que encontro nos meus alunos que estudam computação gráfica 3d, está a criação das suas próprias animações 3d. A grande maioria sonha em criar algo semelhante ao que vemos nos cinemas com as animações da DreamWorks ou Pixar, com os seus personagens cativantes e efeitos criados apenas em softwares 3d. Apesar de ser um objetivo louvável para um artista 3d, a criação de uma animação de qualidade, mesmo que seja uma com curta duração é muito trabalhosa e necessita de dedicação e empenho. O primeiro problema que esses artistas enfrentam é a história e o enredo da animação, pois muitos deles tem uma idéia do que será realizado, mas ao colocar esse enredo no formato de um storyboard animado, o tempo total dificilmente passa de 1 minuto.

Essa é uma das causas que faz muita gente desistir desse tipo de projeto, para acabar se dedicando apenas a cenas mais curtas e que podem ser facilmente usadas em um Demo Reel de animação, sem estar relacionado com uma história em particular. Por isso, sempre que recebo esse tipo de proposta dos alunos como objetivo de projeto, acabo tentando discretamente desencorajar a produção com uma série de perguntas, sobre o enredo e planejamento da produção. Depois da conversa o pessoal acaba deixando esse projeto para segundo plano.

Mas, isso não significa que seja impossível criar esse tipo de projeto. Os leitores mais antigos do blog devem lembrar de uma animação 3d independente chamada Meet Meline, da qual comentei aqui no início do ano. O material foi produzido por um casal de animadores franceses que durante os últimos três anos, usou os finais de semana e feriados para trabalhar em um curta de animação. A animação tem aproximadamente 6 minutos de duração e consumiu todo esse tempo para a produção.

Agora, podemos acompanhar um excelente making of da animação que mostra diversos aspectos da produção como o desenvolvimento do storyboard, modelagem 3d e animação.

MEET MELINE : THE MAKING OF (Sebastien Laban and Virginie Goyons) from Sebastien LABAN on Vimeo.

A primeira parte do vídeo mostra a dificuldade em desenvolver a história e enredo da animação. Depois que o enredo e história estão montados, partimos para a organização do projeto e cronograma. Repare na quantidade de pastas e arquivos necessários para organizar os modelos 3d e cenas da produção. Essa é uma parte extremamente importante no projeto. O cronograma de produção com as suas diversas etapas também é fundamental para organizar o projeto como um todo.

Outro ponto importante sobre a produção é que os artistas usaram apenas dois notebooks para desenvolver o projeto, pelo menos a parte de modelagem e animação, sem considerar a renderização das cenas.

Se você tem interesse em desenvolver projetos semelhantes, esse tipo de material pode ajudar na elucidação de dúvidas e até mesmo servir como motivador para que você desenvolva seu projeto. Os vídeos já estão na lista de materiais que sempre mostro nas minhas aulas, sendo que agora posso mostrar também o “Making Of”.

Para saber mais sobre o Meet Meline, visite o web site oficial da animação.