Uma das coisas que mais vejo nos meus alunos, principalmente os que estão começando a trabalhar com computação gráfica é o desejo de criar uma animação em curta metragem. A maioria deles invariavelmente gostaria de concretizar uma idéia ou conceito em termos de animação. Mas, ao longo do tempo essas idéias acabam ficando um pouco de lado, pois os mesmos alunos conhecem as técnicas de produção e as diversas dificuldades em termos de tempo e esforço, necessárias para concretizar um projeto dessa magnitude.A mesma coisa acontece com os alunos interessados em desenvolvimento de jogos, que nos primeiros dias de aula já tem pretensão de criar jogos no estilo Final Fantasy, com enredos complexos e gráficos de última geração.

Apesar de gostar muito do espírito de iniciativa dos alunos, acabo desencorajando um pouco eles com a realidade. Mas, acho que seria crueldade iludir os alunos com a idéia de que esse tipo de projeto poderia ser realizado com poucos recursos financeiros e esforço. Sempre que recebo esse tipo de pergunta, acabo mostrando alguns ótimos exemplos de pessoas que conseguiram produzir de maneira independente uma animação de alto nível, sendo que uma das última produções a ganhar destaque se chama Meet Meline.

Essa é uma animação que está sendo produzida por um casal de artistas 3d chamados Sebastien Laban e Virginie Goyons. Desde 2006 que o projeto dessa animação está sendo produzida por eles, nas horas vagas e em feriados. Já são quase três anos de produção, para que o primeiro trailer fosse lançado agora! Antes de continuar falando sobre a animação, assista ao Trailer:

Como é evidente pela qualidade da animação e dinâmica dos personagens e cenários, o tipo de modelagem e composição usados na animação são de alto nível. A experiência da equipe envolvida ajuda muito, pois ambos são profissionais de animação e efeitos especiais em estúdios na França.

Se você quiser saber mais sobre a animação, assim como fazer o download de mais material sobre a animação, recomendo visitar essa página na CG Society, em que o Sebastien vêem atualizando como um blog da produção. Lá podemos encontrar links para vídeos e outros materiais relacionados à produção do Meet Meline.

Qual o software foi usado para criar a animação? Eles usaram o Autodesk Maya, Autodesk Combustion e Adobe Premiere, para criar o projeto, mas a parte de software é pouco abordada na criação do projeto. Além dos exemplos de criação visual, o verdadeiro ouro do projeto está na análise das fases da produção. Repare que na página da CG Society existe até mesmo um fluxograma explicando as diversas fases de produção. Do ponto de vista de professor, posso dizer que esse tipo de material é riquíssimo e pode clarear as idéias das pessoas que ainda não tem uma visão gera do processo de criação.

O tempo total da animação é de 6 minutos, mas até agora apenas o trailer foi divulgado. Portanto, só nos resta esperar e torcer para que o projeto seja finalizado e que a equipe continue lançando materiais e dicas, sobre como foi possível chegar até a composição final da animação. Como esse projeto é independente, nada impede que os autores abandonem tudo e deixem o projeto inacabado. Mas, acredito que esse não será o caso.

Para saber mais sobre o Meet Meline, visite o web site oficial do projeto.