A escultura digital é uma ferramenta extremamente poderosa para a criação de modelos 3d com grande quantidade de detalhes, em que os artistas 3d podem literalmente moldar os objetos 3d da maneira como quiserem. Entre as ferramentas mais usadas para criar escultura digital hoje em dia temos o ZBrush como a ferramenta mais usada por estúdios e profissionais em modelagem de personagens 3D. Mas, apesar do software oferecer inúmeros recursos e ferramentas que facilitam a criação das esculturas, ainda é possível expandir um pouco mais os recursos do software usando pincéis personalizados. Esses pincéis (brushes) adicionam formas e elementos facilitadores do processo de escultura.

Modelagem de personagens 3D: Escultura de monstros com ZBrush

Os usuários do ZBrush devem apreciar o recurso organizado pelo web site BadKing, que conclamou seus usuários de ZBrush a montar o “maior” pacote de pincéis personalizados de ZBrush, voltado para a criação de monstros da internet. E pelo tamanho e qualidade do pacote acredito que a iniciativa tenha sido bem sucedida! Mas, a melhor parte é que todos os pincéis são gratuitos, e constituem uma excelente fonte de ferramentas para modelagem de personagens 3D.

Modelagem de personagens 3D

A lista de pincéis é impressionante e muito completa! Por exemplo, encontramos partes avulsas de monstros como pernas, asas, dentes e muito mais. Com base nesses pincéis gratuitos é possível construir uma verdadeira linha de modelagem para modelagem 3d de personagens baseados apenas em escultura no ZBrush.

Só vale lembrar que o link leva até o local em que estão organizados e classificados os pincéis, ainda é preciso fazer a visita em cada um dos web sites e selecionar os respectivos pincéis. É um pouco trabalhoso de coletar todos os arquivos, mas a qualidade e diversidade do material faz valer a pena o esforço.

Quer saber como instalar os pincéis personalizados no ZBrush? Esse vídeo mostra o processo completo, mas é mais simples do que você imagina. Basta copiar os arquivos para a pasta Brushes do ZBrush e os seus pincéis estarão lá a disposição.

Esse recurso é muito importante para todos os interessados em começar a praticar modelagem de personagens 3D, principalmente monstros!