A modelagem de personagens para jogos exige uma série de habilidades e configurações relacionadas a topologia do modelo 3d, que é bem diferente do que a maioria dos artistas está acostumada a produzir para projetos de animação. Isso se aplica a qualquer ferramenta 3d que se proponha a oferecer opções de modelagem poligonal. A quantidade de polígonos deve ser meticulosamente reduzida e alguns detalhes são representados por texturas ao invés de polígonos. No caso da modelagem de personagens com 3dsmax a coisa não muda muito de figura, como mostra um tutorial em dez partes liberado pelo site 3D Total.

Modelagem de personagens para jogos

Modelagem de personagens para jogos

O tutorial não é em vídeo como estamos acostumados a encontrar hoje em dia no Youtube, mas sim dividido em dez partes focadas apenas em textos e imagens. Por um lado isso pode deixar o material menos atraente, mas por outro lado os artistas que não tem tanta familiaridade com a língua inglesa podem usar serviços de tradução para acompanhar as orientações do tutorial.

A divisão do tutorial está organizada da seguinte forma:

  1. Blocking in the proportions – Configurando as proporções do modelo
  2. Sculpting the face – Esculpindo a face
  3. Sculpting the armor – Esculpindo a armadura
  4. Creating the armor meshes – Criando os polígonos da armadura
  5. Finalizing the details – Finalizando os detalhes
  6. Creating the low poly model – Criando o modelo com poucos polígonos
  7. UV unwrapping and texture baking – Mapeamento UV e render das texturas
  8. Texturing the armor – Texturas da armadura
  9. Texturing the face – Textura da face
  10. Model presentation in Marmoset – Apresentando o modelo 3d

Apesar do artista começar a modelagem desse personagem usando escultura que não pode ser aproveitada em ambientes de jogos, a estrutura recebe a sua versão própria para jogos no passo em que é criado o modelo com poucos polígonos (Low Poly). O render das texturas também ajuda a adicionar detalhes no modelo (Baking) e deve receber atenção especial.

O tutorial é uma visão geral do processo de modelagem de personagens para jogos, e deve ser consultado por artistas usando o 3dsmax e qualquer pessoa interessada em aprender como trabalhar em modelagem de personagens para jogos.