Nos projetos envolvendo modelagem de objetos 3d é muito comum a criação de ferramentas ou scripts especializados em realizar tarefas repetitivas. Isso ajuda a reduzir o tempo de produção e também acaba sendo somado as chamadas ferramentas “in house” dos estúdios de animação para projetos futuros. Por exemplo, um projeto que precisa animar ou representar grande número de veículos ou carros precisaria de variedades diferentes de acessórios como pneus e outros objetos. Apesar da modelagem de pneus estar entre os exemplos clássicos de cursos sobre modelagem 3d, é sempre trabalhoso precisar projetar tipologias diferentes desses objetos. Mas, os usuários do 3ds max podem usar um script para gerar pneus em 3d automaticamente.

Gerando pneus em 3d automaticamente

A ferramenta gratuita para o 3ds Max que gera pneus em 3d automaticamente se chama Tyre Tire e pode ser copiada diretamente do Script Spot. O funcionamento do script é muito simples e consiste no uso de um mapa que controla a forma do pneu em 3d, que é aplicado na superfície de um objeto gerado pelo próprio script. É possível usar perfis pré-definidos para a modelagem do pneu, o que flexibiliza ainda mais a criação do modelo 3d com o Tyre Tire.

pneus em 3d

O único ponto negativo do script é a necessidade de usar junto com o 3ds Max o V-Ray, pois o script gera os pneus em 3d com base no modificador V-Ray Displacement. Para quem não conhece a diferença entre os diversos métodos de deformação de objetos com base em texturas, os chamados mapas de displace são muito usados em modelagem pelo resultado obtido no modelo 3d. O mapa deforma mesmo a estrutura poligonal, gerando geometria real nos modelos 3d. O resultado disso é que o objeto acaba ficando com excelente aparência final já que tudo é geometria. A câmera pode se aproximar dos modelos 3d e não veremos nenhum tipo de problema semelhante ao que acontece com os chamados mapas normais ou de bump.

Nesse caso a deformação gerada não é real, o que acaba fazendo com que o resultado não seja muito realista, principalmente se a câmera se aproximar das superfícies.

Para quem tem o 3ds Max e o V-Ray, o script para gerar pneus em 3d é muito útil em projetos envolvendo veículos.