A renderização de objetos transparentes que precisam ao mesmo tempo oferecer superfícies translúcidas e também permitir a passagem de energia luminosa é um desafio, em qualquer renderizador. O problema nesse tipo de situação é que geralmente os objetos transparentes permitem observar objetos posicionados através da sua superfície, mas não são preparados para permitir que a luz passe pelo seu material. Quando é preciso gerar efeitos com ambient occlusion na parte posterior dessas superfícies, é necessário recorrer a truques ou artifícios que ajudem na passagem de luz por materiais transparentes. Os recursos necessários para gerar o efeito são os mais diversos, envolvendo o uso de render em “passes” e também a remoção dos materiais transparentes da lista de influência das fontes de luz, fazendo com que os mesmos fiquem invisíveis para a luz.

Ambient Occlusion no 3dsmax e V-Ray 2.0

Tudo isso pode ser realizado sem grandes dificuldades na maioria dos softwares e renderizadores, mas os usuários do V-Ray 2.0 e 3dsmax possuem algumas opções extras para resolver esse tipo de problema, como mostra um tutorial em texto publicado no MintViz. O tutorial mostra como renderizar a cena de um relógio, em que o efeito de ambient occlusion é necessário na parte logo abaixo do vidro do relógio que é totalmente transparente.

Ambient Occlusion no 3dsmax e V-Ray 2.0

O truque apresentado no tutorial consiste no uso de uma textura do tipo VRayDirt em conjunto com um VRayExtraTex, que apesar de prolongar um pouco o tempo de render da cena, pode realizar de maneira satisfatória o efeito de ambient occlusion e gerar sombras e iluminação por objetos transparentes.

O VRayExtraTex é um Render Element do V-Ray que deve ser adicionado no painel correspondente, e o VRayDirt é um tipo especial de material que altera as cores da superfície que possui esse material, gerando uma aparência “suja” por meio de sombras de contato. Como o efeito das sombras de contato é bem semelhante ao que acontece no ambient occlusion, podemos facilmente aproveitar o efeito como um substituto para esse tipo de situação.

O tutorial é bem ilustrado e pode ser seguido por usuários iniciantes sem grandes dificuldade, mas é necessário possuir o 3dsmax e o V-Ray 2.0 para que tudo funcione sem problemas.