A animação de personagens é sempre desafiadora para artistas 3d iniciantes e veteranos, pois envolve grande quantidade de planejamento e principalmente o uso de um bom Rigging que ajude no processo. A construção desse esqueleto já mostra o quanto a animação de personagens pode ser complicada, pois muita gente acaba parando no Rigging dos personagens. Algumas ferramentas 3d oferecem processos automáticos de Rigging que ajudam na construção dos personagens, resultando em estruturas pré-montadas de personagens bípedes e alguns até mesmo com outros tipos de morfologia. O Blender oferece o Rigify e softwares com o 3dsmax possuíam o Character Studio com o seu famoso Biped, e alguns anos atrás passou a oferecer o CAT.

O CAT foi incorporado ao 3dsmax quando a Autodesk comprou a Softimage, e algumas pessoas dizem que esse foi um dos motivos que impulsionou a aquisição da empresa. E se pararmos um pouco para analisar faz todo o sentido, até pelo simples fato da empresa já possuir o 3dsmax e o Maya como plataformas de criação 3d.
Mas, o que é o CAT e por qual motivo ele ajuda tanto na animação de personagens 3d? O CAT é um software que funciona dentro do 3dsmax e permite criar de maneira rápida e simples, estruturas incrivelmente complexas de personagens para animação dentro do 3dsmax.

Aprendendo a usar o CAT para animação de personagens

Apesar de ser muito útil para animadores trabalhando com o 3dsmax, é muito raro encontrar bons tutoriais para o software. É por isso que ainda aparece qualquer tipo de vídeo ou guia sobre o assunto, é importante guardar bem o link e analisar com atenção o material, pois é uma oportunidade de conhecer melhor o sistema que pode demorar para aparecer novamente. Alguns dias atrás encontrei dois tutoriais em vídeo muito interessantes mostrando o processo de configuração de personagens no CAT, que é de grande ajuda para artistas 3d usando o 3dsmax.

Os vídeos estão em inglês? Não! Esse pode ser mais um ponto positivo para muitos artistas, pois o material está em espanhol e foi produzido para uso dentro de uma universidade do México. Como muitas pessoas acabam tendo dificuldade com tutorias narrados em inglês, o espanhol é uma alternativa muito interessante.

Se você é animador de personagens e nunca teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do CAT, recomendo muito assistir aos vídeos para conferir o motivo que faz muita gente migrar para o 3dsmax apenas para usar a ferramenta em seus projetos com personagens 3d.