A chamada renderização para texturas é um processo extremamente simples, mas que pode ter impacto significativo dentro de projetos envolvendo modelagem 3d e visualização. A técnica é muito conhecida por artistas especializados em trabalhar com desenvolvimento de jogos, pois é possível armazenar as informações de iluminação de uma cena diretamente nas texturas dos modelos 3d, o que em teoria permite apresentar modelos 3d em ambientes realistas de maneira independente a engine gráfica usada. Para quem nunca teve a oportunidade de configurar esse tipo de renderização no 3dsmax, encontrei um tutorial curto e simples que demostra a técnica aproveitando não só o 3dsmax, mas também o V-Ray.

Renderização para textura no 3dsmax e V-Ray

No tutorial a seguir o artista configura um modelo 3d para receber as informações de iluminação diretamente nas suas texturas, usando o painel do 3dsmax chamado de Render to Texture. É nessa janela que podemos ajustar as opções relacionadas a criação de um mapa que irá armazenar as informações de iluminação. Mas, antes de efetivamente usar esse recurso, é preciso fazer algumas configurações preliminares.

O mais importante nesse caso é a aplicação correta de um modificador Unwrap UVW no objeto 3d, para que seja gerado um mapa UV. Esse modificador é o responsável por planificar o objeto no 3dsmax, criando um mapa com as faces e superfícies do objeto. Com as configurações padrão do mapeamento já é possível conseguir resultados medianos. No menu Mapping existe uma opção chamada de Flatten Mapping que gera uma distribuição inicial das superfícies do modelo 3d selecionado, que podem ser ajustadas usando as opções existentes dentro do próprio editor no Unwrap UVW. As opções permitem agrupar, unir e modificar de várias formas diferentes a organização dos elementos dentro do mapa UV.

Depois que o modelo 3d está perfeitamente configurado com um mapa UV, podemos passar para a janela Render to Texture. Nesse painel é possível encontrar as opções relacionadas à criação de uma imagem baseada no mapa UV, que tenha as informações de iluminação geradas pela posição relativa das fontes de luz e ajustes do V-Ray. O mesmo procedimento pode ser realizado praticamente na íntegra com os ajustes de iluminação existentes no próprio 3dsmax, sem o V-Ray.

Nesse tutorial você ainda aprende um pouco sobre os ajustes do V-Ray para renderizar a cena e aproveitar a excelente qualidade da iluminação gerada pelo software.