Download de biblioteca de cabelos para o Blender Cycles

Um dos tipos mais complicados de materiais que você vai um dia configurar são os cabelos em 3d, que demandam muito trabalho e ajustes até ficarem com o nível de realismo desejado. Já tive que fazer a configuração de cabelos usando partículas e apesar de demandarem um grande esforço em termos de ajustes, o segredo para bons resultados é a iluminação do modelo 3d. Como o uso de partículas envolve problemas significativos principalmente na animação e dinâmica dos cabelos, muitos artistas ainda preferem recorrer ao uso de polígonos como forma de simular cabelos em 3d e acabam aplicando física com Soft Bodies ou outros recursos para criar a física do cabelo.

No Blender é possível simular cabelos de várias formas e com o advento do Cycles e o suporte ao render de partículas, é possível conseguir resultados realistas com muito menos esforço no Blender. Se você quiser aprender a usar o render de cabelos com o Cycles, existe até um tutorial específico para isso no meu canal do Youtube:

A configuração de tipos diferentes de cabelos pode ser um pouco trabalhoso em relação aos materiais e tipologias de cabelos. Uma alternativa útil para muitos artistas é aproveitar bibliotecas de cabelos já existentes, como as disponíveis no BlendSwap. Essa semana encontrei uma biblioteca de cabelos configurados no Cycles, que é de autoria de um artista chamado Januz e que pode ser copiada de maneira gratuita. Além de cabelos é possível encontrar até mesmo tentáculos na biblioteca, o que é bem incomum.

biblioteca cabelos cycles

Ao copiar o arquivo no Blender, você precisa apenas escolher a maneira de adicionar os recursos dentro do seu projeto. Não sabe fazer isso? Tenho outro tutorial em vídeo que mostra como fazer uso de bibliotecas externas.

Materiais avançados com o Blender Cycles

Quer usar e configurar materiais avançados com o Blender Cycles? Recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir o curso sobre materiais avançados com o Blender Cycles, em que você aprende a usar o Node Editor do Blender para ajustar e configurar diversos tipos diferentes de materiais avançados com o Blender.

Durante o mês de novembro de 2013, você pode fazer a sua inscrição nos cursos do EAD – Allan Brito com desconto usando o cupom ALLANBRITO7ANOS, que garante 15% de desconto na inscrição dos cursos! O cupom só pode ser usado ao longo do mês de novembro.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *