A criação de cabelos em 3d sempre foi um dos grandes problemas para animadores que tinham como objetivo a elaboração de personagens virtuais realistas. O controle desse tipo de elemento que precisa interagir com física e apresentar movimentos involuntários pode ser bem complicado para qualquer projeto independente do software usado. Uma das soluções para resolver o problema é adicionar acessórios aos personagens que limitem ou evitem a necessidade de editar os cabelos dos personagens. Por exemplo, o uso de um chapéu ou então capuz pode perfeitamente esconder completamente a cabeça do personagem. Esse tipo de solução muitas vezes não tem relação alguma com a estética do personagem, mas sim prática e técnica! O uso de cabelos baseados em partículas ou outro sistema pode inviabilizar completamente a animação e render do projeto.

Configurando cabelos em personagens 3d?

Existem várias técnicas que permitem criar cabelos em 3d, sendo que muitas deles são baseadas no uso de partículas. O Blender é um dos softwares que suporta o uso de partículas para gerar cabelos. Mas, assim como acontece em outros softwares é preciso um pouco de trabalho e paciência para configurar de maneira correta as partículas e “pentear” os cabelos dentro do Blender.

Configurando cabelos em personagens 3d

Quer ver um exemplo de como funciona o processo de configuração dos cabelos e partículas no Blender? No vídeo a seguir que está no formato timelapse (acelerado), o artista 1DInciner mostra um pouco do processo de configuração dos cabelos e partículas em uma cabeça virtual. O artista precisa de muito trabalho e paciência para conseguir acertar exatamente os locais e posição dos fios na cabeça.

Se você quiser começar a trabalhar com a configurando cabelos em personagens 3d no Blender, recomendo estudar um pouco os ajustes relacionados com curvas e partículas, pois a base dos controles necessários para controlar os cabelos são as curvas.

Esse não é o único método para gerar cabelos em 3d! Ainda é possível aproveitar planos com texturas especialmente preparadas para representar cabelos, e com o mapa de opacidade correto é possível trabalhar muito bem com simulação de cabelos, e como praticamente qualquer software 3d suporta esse tipo de textura, você se livra também do trabalho de gerenciar uma estrutura baseada em partículas. Mas, é apenas configurando cabelos em personagens 3d que você adquire prática com o processo!