O desenvolvimento de habilidades na área de computação gráfica 3d envolve muita prática, assim como acontece em diversas outras áreas do conhecimento. É por isso que sempre recomendo aos meus alunos que procurem praticar as suas habilidades e técnicas sempre que tiverem a oportunidade, e um concurso ou desafio proposto por grupos de estudo é sempre uma excelente chance para conseguir gerar bons trabalhos e adquirir novos conhecimentos. Logo nos primeiros meses de vida do blog, ainda em 2007, publiquei um artigo sobre o projeto CG Sphere que tem uma premissa interessante para todos que procuram uma desculpa razão para não sair da frente do computador.

O objetivo é realmente simples, e consiste na modificação de um modelo 3d simples que consiste em nada mais do que uma esfera. A descrição do projeto deixa claro que o CG Sphere é um tipo de desafio criativo, em que artistas 3d podem fazer o download de uma cena pronta e começar a alterar a esfera das mais variadas formas. Como já fazem mais de cinco anos desde que o CG Sphere começou, a quantidade de imagens disponíveis na galeria é impressionante! Algumas das imagens são simplesmente geniais.

cg sphere

E para dizer que você não vai conseguir reproduzir a esfera devido a não existência da cena na configuração do seu software favorito, o número de arquivos base para softwares 3d é impressionante! Entre as opções encontramos os principais:

  • Blender
  • 3dsmax
  • Maya
  • Cinema 4D
  • Softimage
  • Houdini

Na época em que publiquei o artigo sobre o CG Sphere comentei que a cena é até um bom elemento de estudo, pois o cenário interno está configurado com um sistema simples de iluminação para estúdio que muitas pessoas simplesmente não conhecem ou sabem reproduzir. Basta visitar o site do projeto e copiar o arquivo para conferir como a iluminação está montada.

É por isso que ainda recomendo do download do material, mesmo que tudo esteja um pouco desatualizado. O modelo do Blender ainda usa a versão 2.4 só para citar um exemplo, e o 3dsmax está ainda na versão 8! Mas, isso não impede você de usar o material.