Os recursos usados para a criação de jogos digitais são os mais diversos do ponto de vista da sofisticação visual e tecnológica, mas uma coisa não podemos negar em relação a produção desse tipo de ambiente interativo; usar animação é muito importante! As animações usadas na produção de jogos digitais podem estar em elementos “simples” como os menus com os quais o jogador deve interagir, ou então com os personagens. Na produção de jogos 2D a animação desempenha papel muito importante na criação do ambiente imersivo necessário para o sucesso de qualquer jogo. Com a ferramenta certa de animação 2D para jogos você pode concluir seus projetos de maneira muito mais rápida.

animação 2D para jogos

animação 2D para jogos

As animações para jogos 2D podem ser criadas de várias formas dependendo sempre da plataforma tecnológica usada para criar o jogo. Uma das opções mais usadas para jogos 2D é o Flash, que apesar de perder espaço de maneira gradativa e constante na área de interfaces e aplicações para a web, resiste bravamente como plataforma para produção de jogos destinados ao navegador web. O Flash é um software de animação que foi transformado em uma plataforma de desenvolvimento, e por isso a produção de animações 2D nele é muito fácil.

Mas, o que fazer quando o projeto não for desenvolvido em Flash? Nesse tipo de situação existem outras soluções disponíveis no mercado, e muitas empresas acabam desenvolvendo seus próprios softwares para gerar animações do tipo. No ano passado um projeto nascido no Kickstarter, chamado de Spriter, tinha como objetivo oferecer uma ferramenta de animação 2D para jogos moderna para produção que fosse ao mesmo tempo fácil de usar e pudesse ser integrada em qualquer projeto e plataforma de desenvolvimento.

O projeto conseguiu os recursos necessários e assim nasceu o Spriter! O software é gratuito e pode ser usado por qualquer animador interessado em produzir material 2D para jogos, usando tecnologia otimizada para reduzir o consumo de recursos com uma mistura de animação por interpolação e keyframes.

A vantagem de usar o Spriter para gerar animações é que a saída do arquivo será no formato XML, que nada mais é do que um pequeno texto descritivo dos movimentos da animação. As imagens usadas na animação são únicas reduzindo o tamanho do arquivo ao mínimo necessário.

O vídeo a seguir mostra um pouco do Spriter em ação:

Se você pretende começar a criar seus próprios jogos 2D seja no Flash ou então em outras plataformas como o Unity, recomendo muito o uso do Spriter, pelo menos para comparar o funcionamento da ferramenta em animação 2D para jogos.

Já falei que é gratuito?