A modelagem de terrenos em 3d é algo que deve ser lavado muito a sério, principalmente se o tema estiver relacionado com projetos de engenharia ou arquitetura. Os erros nesse tipo de modelagem podem refletir diretamente no entendimento do projeto, ou quem sabe até mesmo no projeto se o erro acabar partindo da parte relacionada ao estudo topográfico. Os artistas que procurarem trabalhar com modelagem de terrenos deve ter conhecimentos na área de topografia, ou pelo menos saber ler as curvas de nível em uma planta técnica. As pessoas que estudam em instituições com cursos com o engenharia, arquitetura ou topografia já devem ter se deparado com pessoas usando equipamentos estranhos apoiados em tripés dentro da faculdade. Aquilo é a aula prática de levantamento topográfico.

Modelagem de terrenos com SketchUp

Nos casos em que a topografia não é importante e sim a disposição de edificações já existentes, é interessante partir para o uso do SketchUp na construção do ambiente 3d, pois o mesmo oferece algumas vantagens. Como o SketchUp já pertenceu ao Google, a sua integração com os produtos do Google é muito boa, principalmente com o Google Earth e o Maps.

Modelagem de terrenos com SketchUp

O SketchUp consegue usar dados de ambas as plataformas para ajudar na modelagem de terrenos! Como isso funciona? Para quem nunca usou o SketchUp com o propósito da modelagem de terrenos, o vídeo a seguir é uma excelente introdução ao uso do SketchUp para esse propósito. No vídeo o autor explica (em inglês) todo o processo de criação da cena apresentada na imagem que ilustra esse artigo. O diferencial é que a cena está geolocalizada e as imagens usadas como texturas são reais, baseadas em fotos das edificações existentes, o que é muito bom para localização de modelos 3d para arquitetura.

O vídeo é bem longo, passando um pouco da uma hora de duração, mas para quem está procurando aprender a modelagem de terrenos com o SketchUp, o material é muito interessante e auxilia no entendimento de como usar os produtos do Google para melhorar a contextualização da sua modelagem.

Aprendendo mais sobre SketchUp

A modelagem 3d com o SketchUp é simples, mas algumas dicas e procedimentos de trabalho podem acelerar muito a sua produção. É por isso que recomendo aos interessados uma visita ao EAD – Allan Brito, para conferir os cursos sobre SketchUp, começando pelo SketchUp Básico que é gratuito. Os outros cursos de SketchUp disponíveis são: