O projeto Google Summer of Code é uma oportunidade que estudantes de áreas relacionadas a tecnologia possuem de ajudar projetos de softwares abertos como o Blender, e desenvolver ferramentas e melhorias para esses softwares. A melhor parte do processo é que a ajuda não é exatamente voluntária, pois o Google financia o projeto com valores financeiros bem razoáveis do ponto de vista de um estudante. A seleção para os projetos acontece geralmente em março de cada ano, com os estudantes e projetos selecionados sendo divulgados em meados de abril ou maio. Esse ano o Blender está participando com vários projetos interessantes, e os primeiros deles já começam a mostrar resultados práticos.

Você já ouviu falar sobre deformações do tipo Laplacian? Provavelmente sim não, e como sei que você ficará interessado ao ponto de procurar entender a matemática envolvida nesse tipo de deformação, selecionei um artigo que mostra um pouco do que acontece por trás desse tipo de deformação, é um prato cheio para os desenvolvedores.

Modelagem 3d por deformação

Mas, caso você odeie não goste de matemática e procure algo do ponto de vista mais artístico como: em que isso pode me ajudar? O estudante e desenvolvedor responsável pela implementação desse tipo de deformação no Blender, divulgou um vídeo e o primeiro build de teste do Blender já com uma versão preliminar da ferramenta funcionando.

Modelagem 3d por deformação

O recurso se chama Skecth Mesh Editing, e o seu funcionamento é muito simples. Em resumo, o que o Sketch Mesh permite fazer é a deformação de partes de um modelo 3d usando procedimentos simples. Por exemplo, ao selecionar alguns vértices de qualquer modelo 3d, podemos modificar a posição desses vértices, e ao definir a nova posição dos vértices todo o modelo 3d tenta de adaptar para assumir a nova posição! A modelagem 3d por deformação é algo muito útil!

Melhor do que tentar descrever o processo é mostrar a modelagem 3d por deformação. Esse é o vídeo que mostra o Sketch Mesh em ação:

Para fazer algo semelhante hoje em dia seria preciso praticamente configurar o Rigging do personagem para que as deformações acompanhem o deslocamento do objeto 3d. Com o Sketch Mesh Editing será possível até mesmo trabalhar com animações de deformação simples fazendo o conjunto com os Shape Keys.

Para saber mais sobre o projeto recomendo uma visita ao site do Sketch Mesh na Wiki do Blender, e para conferir todos os projetos envolvidos no Google Summer of Code do Blender em 2013, essa página tem a lista completa.

Os usuários do Windows podem fazer o download de um build de teste do Blender já com o recurso nesse post do fórum Blenderartists.

Modelagem 3d, Animação, Render e jogos com Blender

Se você quiser dar o pontapé inicial com o Blender e trabalhar com modelagem 3d, animação, render e muito mais é interessante visitar um dos cursos online a seguir do EAD – Allan Brito: