O final de semana foi movimentado para usuários e artistas que adotam o Blender como ferramenta 3d principal para modelagem, animação e efeitos. Uma nova versão do software foi lançada durante o final de semana trazendo novidades, em menor quantidade, mas ainda assim muito interessantes para todos os usuários do software. O Blender 2.68 tem como foco a estabilidade, segurança e correções de problemas. A seguir está uma pequena lista com os principais recursos listados no release log do Blender 2.68. A lista não contempla todos os novos recursos, mas ajudam você entender melhor o que esperar dessa atualização.

Blender 2.68

Blender 2.68

Essa é a lista:

  • Modelagem: Diversas novas opções de modelagem foram adicionadas ou melhoradas como é o caso do Bridge, snap to symmetry e o vertex connect.
  • Simulações baseadas em física: Melhorias no render de fogo e fumaça que agora geram menos “blocos” de partículas na renderização.
  • Render com Cycles: Novos nós foram adicionados ao Cycles que permitem mais flexibilidade no render. Os novos nós são Wireframe, Toon e Wavelenght. Fora isso foi adicionado suporte a novas GPUs da NVidia como a Tesla K20, GTX 780 e a GTX Titan.
  • Motion tracking: Agora o Blender tem ferramentas mais sofisticadas para fazer o refinamento da posição dos marcadores para tracking.
  • Segurança: Como medida de segurança para a crescente quantidade de scripts em Python disponíveis como Addons, o Blender não carrega mais de maneira automática scripts em Python e Drivers.
  • Addons: Agora os Addons Texture Atlas e Edit Linked Library estão sendo distribuídos junto com as versões estáveis (oficiais) do Blender.

Essas são apenas algumas das novidades disponíveis no Blender 2.68, sendo muito do trabalho realizado nesse estágio da família 2.6x do Blender está focada na remoção de bugs, segurança e estabilidade do software. Na lista de recursos do Blender 2.68 estão listados nada mais do que 280 correções realizadas para essa versão.

Mas, isso não é tudo quando falamos de Blender! Os projetos do Google Summer of Code estão em andamento e outros projetos paralelos ainda devem trazer novidades para futuras atualizações. Só para você ter uma idéia do que está por vir, talvez nas próximas versões já seja possível renderizar imagens em rede com o Cycles!