O uso de softwares especializados para determinadas tarefas é fato muito comum entre artistas 3d e estúdios que procuram o máximo de desempenho para suas ferramentas e produções. Por exemplo, quando precisamos criar cenários virtuais para interagir com vídeo ou outros elementos é muito mais simples e direto tentar fazer esse tipo de imagem em softwares especializados em cenários, pois as ferramentas e tecnologias são otimizadas exatamente para esse propósito. Esse é o caso de softwares como o Vue, que tem como objetivo fornecer opções e ferramentas especializadas para criar paisagens e cenários virtuais.

Esse é o caso de vários outros softwares 3d que ao longo dos últimos anos se especializaram em reproduzir cenários virtuais, como é o caso do Terragen que para muitos é um dos melhores softwares para simular cenários virtuais, principalmente quando analisamos o fator custo versos benefício.

Download gratuito do Terragen

Download gratuito do Terragen 3

Entre as opções existentes de softwares especializados em gerar cenários virtuais baseados em paisagens naturais, o que mais me agrada é o Terragen não só pelo seu conjunto de ferramentas disponíveis, mas também pela possibilidade de usar o software em uma versão gratuita que pode ser testada com apenas algumas poucas restrições.

Caso você não conheça o Terragen, o vídeo a seguir mostra um pouco do poder dessa incrível ferramenta para gerar paisagens naturais dentro de computadores.

Mas, será que um software como o Terragen pode realmente ajudar no processo de criação de animações ou mesmo imagens? Só para citar um exemplo do que podemos fazer com softwares assim, a criação de planos de fundo com céus personalizados é simplesmente fantástica. O fato de podermos escolher detalhes do céu como cores, nuvens, padrões e muito mais deixa o processo de escolha do plano de fundo sob total controle do artista, e não mais dependendo da existência da imagem de fundo perfeita na sua biblioteca de imagens.

Fora o uso cotidiano, ainda existem as grandes produções que fazem uso de softwares como o Terragen para criar cenários virtuais. Por exemplo, o recém lançado Man of Steel fez uso intenso de cenários virtuais criados no Terragen.

O download gratuito do Terragen pode ser realizado nesse endereço, e no mesmo web site é possível conferir imagens da galeria de trabalhos realizados com o Terragen que são uma amostra do poder desse incrível software. O download gratuito do Terragen vale a pena? Sim, mesmo considerando as restrições da versão gratuita como a resolução do render limitado a 1280 por 900, e sem recursos para trabalhar com animação ainda é uma boa opção para estudar e aprender a usar as ferramentas existentes no Terragen 3.