O uso de tutoriais como base para estudar e conhecer softwares 3d é prática muito antiga e que conheço bem, pois foi assim que aprendi muito do que sei hoje em dia. Mas, ao longo dos últimos anos é complicado encontrar bons tutoriais escritos para acompanhar o desenvolvimento de técnicas e procedimentos em qualquer software, e o maior culpado dessa mudança se chama Youtube. É muito mais rápido e fácil gravar vídeos para mostrar os passos necessários dentro de qualquer linha de produção voltada para softwares 3d. Mas, ainda é possível encontrar pessoas que publicam tutoriais escritos sobre diversos processos e técnicas necessárias gerar imagens 3D.

Os usuários de Blender podem aproveitar mais um excelente tutorial em texto mostrando todo o processo necessário para gerar a imagem chamada Magnemite, produzida pelo pessoal do SaphireStudio. A imagem é relativamente simples, mas o making of acrescenta diversas informações importantes sobre como é possível gerar o mesmo efeito em projetos com o Blender.

Tutorial sobre a criação da cena Magnemite no Blender

O tutorial em si é dividido em quatro estágios em definidos que são:

  • Modelagem
  • Materiais e texturas
  • Iluminação
  • Renderização
  • Pós-produção

Ao percorrer os itens do tutorial você vai perceber como toda a imagem é composta e montada por elementos simples, como na parte da iluminação que mesmo gerando um efeito agradável é composta apenas por uma lamp do tipo area. A cena foi toda renderizada usando o Blender Cycles com auxílio de GPU, o que acelerou um pouco a geração da imagem como um todo.

A parte da configuração dos materiais e texturas é interessante também para quem não faz idéia de como trabalhar com texturas e materiais metálicos, semelhantes aos mostrados na imagem com pequenos detalhes e ranhuras, e como tudo foi renderizado no Cycles a parte de materiais é toda ajustada usando o Node Editor como era de se esperar.

O material é mais do que recomendado para os usuários do Blender que procuram mais informação e aperfeiçoamento com o software. A vantagem de consultar material escrito como esse, é que fica mais fácil pular no texto apenas para as partes desejadas. Por exemplo, se o seu objetivo conhecer a modelagem, basta abrir o texto e pular direto para esse tópico.