A animação de personagens 2D para vídeo é um trabalho que envolve muita pesquisa e principalmente domínio da ferramenta usada, e claro o software ajuda muito no processo como um todo. Um dos softwares mais usados para criar animação 2d é o After Effects, e apesar da maioria das pessoas não associar o software da Adobe diretamente com animação 2D, o seu sistema de hierarquias para camadas é usado para criar exatamente o rigging desses personagens, facilitando a criação de animações. E para todos que gostariam de trabalhar com animação de personagens no After Effects, encontrei um artigo que agrega diversos tutoriais e exemplos sobre o tema.

São vários tutoriais agregados no mesmo endereço, e são mais do que recomendados para todos que gostariam de usar o After Effects em animação.

Animação de personagens no After Effects

Para começar a criar animações de personagens com o After Effects é necessário apenas conhecimento básico sobre a interface do software, e a sua complexa timeline e você já estará capacitado a criar pelo menos as primeiras animações. A animação de personagens no After Effects exige mais do artista em relação a gestão do tempo, e principalmente na criação das expressões e controle da animação como um todo.

Animação de personagens no After Effects

A ferramenta ajuda no processo de organização e produção, mas a animação ainda demanda grande quantidade de organização e planejamento para evitar erros e problemas ao longo da produção. O planejamento envolve o uso de documentos como:

O roteiro é o pilar de qualquer iniciativa de animação de personagens no After Effects, pois garante que o processo deve sempre ser direcionado em direção ao resultado final. Nesse tipo de projeto, qualquer alteração no enredo pode inviabilizar toda a animação, o que não é muito bom pois inevitavelmente acaba levando a prejuízos financeiros.

Ficou interessado no After Effects? O curso online básico gratuito de After Effects do EAD – Allan Brito, pode ser de grande ajuda para quem gostaria de começar a trabalhar e usar o software.