As aplicações que permitem interagir com ambientes 3d em tempo real são uma tendência antiga que está se consolidando cada vez mais como ferramenta para potencializar a venda de produtos, e o uso de visualização interativa para arquitetura está entre os mercados mais promissores. Com a criação de aplicações interativas semelhantes a jogos, é possível oferecer aos potenciais compradores a possibilidade de caminhar e interagir com o ambientes, coisa que imagens estáticas e animações lineares não conseguem. A dificuldade de criar esse tipo de ambiente é exatamente o conhecimento necessário em produzir jogos, que é bem diferente do que estamos acostumados a usar para gerar imagens e renderizações.

Visualização interativa para arquitetura

Com o uso do Blender a coisa pode ficar um pouco mais fácil, pois caso você não saiba o software possui uma game engine integrada a suíte 3D, que permite criar animações interativas e jogos usando apenas os chamados blocos de lógica. E dependendo da complexidade do jogo, você pode criar uma visualização interativa para arquitetura sem a necessidade de nenhum código ou script.

Visualização interativa para arquitetura

Quer um exemplo de como isso pode ser feito? Já mostrei aqui no blog o trabalho do artista Martin Hedin, que acabou de ser atualizado. Ele cria visualização interativa para arquitetura na game engine do Blender, usando texturas geradas diretamente do V-Ray que também é compatível com o Blender. O vídeo a seguir é um exemplo do que o artista é capaz de produzir em termos de visualização interativa para arquitetura no Blender:

Para conhecer mais ainda sobre esse projeto, visite esse endereço nos fóruns Blenderartists e veja imagens e telas capturadas do projeto. Mas, como ele consegue imagens assim com essa qualidade? O segredo está na placa de vídeo que permite níveis de Anti-Aliasing bem altos, valores superiores a 4 e também as texturas. Como é tudo pré-renderizado no V-Ray é possível atribuir excelentes níveis de realismo na visualização interativa para arquitetura gerada com a game engine do Blender.

Como criar visualização interativa para arquitetura?

E para os interessados em criar visualização interativa para arquitetura no Blender, a dica é visitar o EAD – Allan Brito e conferir os seguintes cursos:

Com os dois cursos é possível criar a simulação interativa, e inclusive gerar as texturas com realismo no Cycles. O V-Ray poderia ser usado, mas seria necessário a licença desse renderizador, e com o Cycles podemos reproduzir texturas com o mesmo nível de qualidade.