A animação facial sempre foi encarada como uma das partes mais complexas de qualquer projeto envolvendo animação 3d, mas o uso correto da técnica e procedimentos de manipulação pode trazer vida e personalidade para qualquer personagem 3d. Esse tipo de animação pode também ser usado com técnicas modernas de tracking de vídeo, para incrementar e potencializar personagens de ficção usando próteses que não possibilitam aos atores expressar todos os movimentos necessários para algumas cenas. Uma aplicação prática desse tipo de mistura da animação facial com tracking aconteceu no seriado Falling Skies.

Para quem não acompanha o seriado de ficção científica, existe um personagem de uma raça chamada Volm conhecido como Cochise. O ator que interpreta o alienígena faz uso de prótese facial completa, mas assim como todas as próteses desse tipo, existe um limite para o quanto é possível mover a face com a máscara. É por isso que a equipe responsável pelos efeitos especiais, utilizou tracking e animação facial para melhorar os movimentos e expressões do personagem, ajudando muito no processo de caracterização.

Animação facial de personagens com Falling Skies

Os dois vídeos a seguir mostram alguns exemplos das partes do rosto identificadas para melhoria, e o resultado depois que os movimentos foram incrementados.

O processo como um todo não é simples e exige muita habilidade por parte da equipe responsável, pois os movimentos e deformações do rosto do ator usando a prótese precisam ser perfeitamente mapeados. Seria mais simples criar o personagem na versão digital? Da maneira com que ele interage com o ambiente e outros personagens, seria muito mais trabalhoso e caro! A solução funciona muito bem, e permite adicionar vida nova em personagens de ficção como esse, usando técnicas consolidadas para criar efeitos como é o caso da prótese.

Para realizar o mesmo tipo de interação, seria preciso partir para animação por captura de movimento da face do ator, o que aceleraria muito a animação. Qualquer animação facial criada manualmente exige habilidade considerável dos artistas 3d, e nesse caso a captura seria uma garantia de que o ator seria o responsável pelas expressões. Mas, como já mencionei anteriormente o processo iria acabar ficando muito mais caro e trabalhoso.

Se você gosta de ficção científica e não conhece o seriado, recomendo conferir! É muito bom.