As animações produzidas com o Blender sempre tiveram os seus marcos com os projetos realizados pelo instituto Blender, como sempre falo aqui no blog. Mas, algumas vezes produções que não estão ligadas diretamente com o instituto ou fundação Blender mostram o que é possível fazer com motivação e um pouco de conhecimento técnico. O projeto chamado En Passant é uma animação produzida com Blender ao longo de dois anos por aproximadamente 40 artistas, músicos, cantores e atores. O resultado da animação ficou excelente e mostra o poder da ferramenta para esses fins! O responsável pelo projeto se chama Chris Burton.

Incrível animação produzida com Blender

Quer saber como ficou o resultado do En Passant? A seguir o vídeo que infelizmente não possui nenhum making of ou vídeos da produção.

No web site do En Passant você encontra algumas informações interessantes sobre a produção e também dados sobre a renderização. Por exemplo, ao total a animação possui 20.000 frames que em alguns momentos levaram cerca de uma hora para renderizar cada imagem! Agora você está entendendo o motivo que faz com que esse tipo de produção leve tanto tempo para ficar pronta.

A animação produzida com Blender já recebeu indicações e prêmios em festivais na Europa especializados em animação independente, que estão devidamente listados no web site oficial do En Passant.

Esse é o tipo de projeto que deve ser adicionado na lista de destaques permanentes do Blender, pois apesar de ser um curta metragem o En Passant tem todo o potencial para se transformar em algo muito maior e ambicioso. Com o investimento correto e os artistas motivados, é muito “fácil” transformar isso em um longa metragem. Sim, o “fácil” está entre aspas pois o fácil depende de investimento financeiro pesado para a produção seja possível.

Quanto custa uma produção dessas? O orçamento de animações é algo muito complicado de estimar, mas segundo informações tiradas de entrevistas, o projeto Big Buck Bunny custou aproximadamente 150 mil Euros. Isso para uma produção que dura entre 6 a 8 meses e resulta na animação com 15 minutos.

Então, será que é caro?