A animação de personagens para vídeo exige muito trabalho por parte do animador, principalmente se o artista preza pela qualidade e suavidade dos movimentos. É necessário em diversos projetos envolvendo animação de personagens trabalhar no desenho e reprodução de várias partes dos personagens, para conseguir criar movimentos fluidos e seguir o roteiro da animação. Um dos softwares mais usados para animação 2D em vídeo é o After Effects, que também funciona muito bem como plataforma para animação de personagens. Entre as ferramentas do After Effects existe uma chamada Puppet pin tool que ajuda de maneira significativa na animação de personagens 2D. Quer aprender como funciona essa ferramenta no After Effects?

Animação de personagens

Animação de personagens com After Effects

No tutorial 134 que está disponível no meu canal do Youtube, ensino como é possível usar a Puppet pin tool para deformar imagens de personagens 2D para animação. O After Effects possui um sistema de hierarquias para camadas que ajudam na construção de rigs para animação complexos, mas não funcionam muito bem quando temos personagens baseados em imagens do tipo bitmap únicas. Se o seu objeto é criar animação de personagens, a Puppet pin tool é a solução para as situações em que você precisa animar imagens, e até mesmo fotografias.

A seguir o tutorial em vídeo:

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar ou comentar? Ainda não é assinante do meu canal no Youtube? Assine aqui para receber antes que todos as atualizações.

Com o uso da ferramenta você consegue deformar de maneira sutil, e até mesmo esticar bem imagens compostas e criar animações sem a necessidade de usar rigs baseados em hierarquias. O único cuidado com o uso dessa ferramenta é que dependendo da forma com que a imagem está, e também a pose do personagem, pode ser bem complicado não deformar de maneira irremediável a estrutura. No meu exemplo acabei não conseguindo deformar os braços do personagem, pois os mesmos estavam “grudados” no corpo e dificultando a edição.

Isso é tudo que o After Effects consegue fazer? Claro que não! Com a ferramenta é possível gerar animação de personagens em diversos formatos e tipos. Para mais informações sobre o After Effects, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito na área específica com cursos sobre After Effects. Um deles é inclusive gratuito e apresenta o software para pessoas iniciantes na ferramenta.