As partículas em um software 3d podem assumir as mais diversas funções que variam da criação de animações usando pequenos objetos, e também a representação de pelos e cabelos. Isso funciona dessa forma em diversos softwares 3d e no Blender não é diferente. Um artista 3d com criatividade pode criar composições e material muito interessante usando partículas, sejam imagens abstratas ou então substituindo as partículas por pequenos objetos baseados em polígonos. Esse foi o caso do artista giusepped que reproduziu um retrato do famoso pintor pós-impressionista Van Gogh usando partículas no Blender. O resultado foi a imagem que ilustra esse artigo em que temos Van Gogh em 3d.

Van Gogh em 3d usando Blender

Van Gogh em 3d usando Blender

Além de apresentar o resultado final do seu projeto, o artista compartilhou todo o processo e técnica usada para gerar a imagem do Van Gogh em 3d no seu web site, em que encontramos diversas imagens ilustrando o processo de configuração do projeto. O texto está todo em Italiano, mas nada que uma pequena ajuda do Google Translator não resolva, e mesmo com o texto em outra língua é possível acompanhar muito bem o processo. Eu particularmente não falo ou leio em italiano, mas percebi o processo de construção do modelo e da cena Van Gogh em 3d apenas observando as imagens.

Isso não é tudo, pois o artista ainda preparou no final do seu artigo um upgrade para a cena, em que podemos contemplar o Van Gogh em 3D anáglifo estereoscópico.

Qual 3d é esse? Para quem não está muito familiarizado com a tecnologia de imagens com efeitos 3d, as imagens com esse tipo de tecnologia são as que funcionam com os óculos que possuem lentes com duas cores, geralmente vermelho e azul.

Essa tecnologia não é nova, mas funciona bem para a imagem. Com os óculos que possuo aqui no escritório, consegui ver a imagem com o efeito de profundidade.

Usando partículas no Blender

Quer aprender a usar partículas no Blender? Recomendo uma visita ao curso sobre animação baseada em física com Blender, para conferir as aulas específicas sobre partículas e animação. O curso aborda exatamente os conteúdos necessários para criar sistemas de partículas como os apresentados nesse projeto.