As sequências de abertura para filmes são muitas vezes o momento que os produtores e principalmente o diretor tem de adicionar elementos gráficos diferencias, e que ao mesmo tempo mostram o “tom” com que a história será desenvolvida. Já mostrei diversas sequências de abertura aqui no blog no passado, e hoje você terá a oportunidade de conhecer como os gráficos para a abertura do último filme da série Star Trek foi criada usando o After Effects. Caso você não tenha assistido ao filme ainda pode ficar tranquilo pois o vídeo não revela nada além da equipe criativa do filme!

After Effects e Element 3D

O vídeo que é apresentado a seguir mostra como a sequência de abertura foi criada usando nada mais do que um único software com a ajuda do plugin element 3D. Sim, apenas o After Effects foi usado para gerar toda a sequência de abertura. Antes de continuar, assista ao vídeo com a entrevista e descrição do processo:

É possível usar material em 3D assim só no After Effects? Claro que sim, até mesmo sem a necessidade do Element 3D é possível aproveitar os recursos existentes no After Effects como é o caso da versão reduzida do Cinema 4D que acompanha o After Effects CC.

Mas, aposto que você ficou curioso para saber mais sobre esse plugin element 3D que foi usado na abertura! O software foi desenvolvido pelo pessoal do Videocopilot e funciona muito bem dentro do After Effects. O seu funcionamento é relativamente simples, sendo baseado na criação de um sólido dentro de qualquer composição no After Effects. Ao selecionar o sólido podemos abrir o painel de controle do element 3D que permite selecionar modelos 3d e personalizar diversas das suas características.

O software mistura modelos 3d e partículas para permitir o uso de material virtual com as poderosas opções de tracking e câmeras virtuais do After Effects. O resultado é fácil de conferir na sequência de abertura do Star Trek. Qual o custo do Element 3D? O plugin é relativamente barato se formos comparar o orçamento do filme! Segundo a página oficial do plugin o seu valor hoje é de aproximadamente 150 dólares, o que é muito mais barato do que um software 3d.