O sistema de tracking de câmera do Blender abriu possibilidades e opções artísticas para uso do software em situações que até então demandavam o uso de plugins e scripts externos. Os usuários mais antigos do Blender devem lembrar de softwares como o Voodoo Camera Track que funcionava de maneira um pouco mais “espartana” usando um mix de scripts junto com cenas exportadas do próprio Blender. A situação hoje é muito mais simples com um sistema de tracking dedicado e muito confiável, o Blender está sendo considerado para múltiplos comerciais para TV e logo em projetos de filmes também devido a qualidade do tracking. Um usuário do Blender colocou o sistema a prova tentando reproduzir o castelo que aparece na abertura do seriado Game of Thrones, e posicionando o resultado sobre uma mesa real.

Castelo criado no Blender

O resultado do experimento ficou muito interessante e ilustra bem a capacidade do sistema de tracking do Blender. O vídeo a seguir mostra o resultado do experimento:

É importante ressaltar que a abertura oficial do Game of Thrones não foi produzida com o Blender, esse é apenas um experimento realizado por usuários do Blender reproduzindo o efeito com base no funcionamento do sistema de tracking.

Além do bom resultado gerado pelo experimento, é possível conferir um pequeno making of da animação inclusive com as filmagens originais usadas no projeto no mesmo vídeo.

Podemos perceber como funciona esse tipo de sistema baseado em tracking de câmera e as modificações necessárias na cena por parte dos produtores, para conseguir alinhar o modelo 3d com a superfície da mesa no making of. No local foram colocados pontos de marcação, usados como referência para o software conseguir localizar os pontos. O uso desse recurso é fundamental para o tracking, pois sem ele será preciso usar e encontrar pontos com contraste de cor suficiente para conseguir identificar a superfície no tracking.

Calma que ainda não acabou! Como forma de compartilhar o conhecimento e também a técnica usada no projeto, os autores disponibilizaram no BlendSwap o arquivo fonte resultante do projeto sob uma licença creative commons. Você pode copiar o arquivo para análise e estudo imediatamente, basta ser usuário registrado no BlendSwap.