A animação de personagens pode ser um processo longo e demorado para artistas que não tem acesso as ferramentas e técnicas certas para o seu projeto. É fundamental ter conhecimentos sobre o software escolhido para executar a animação, mas o domínio sobre todo o processo de criação também é importante. Na semana passada assisti a uma animação muito interessante chamada de Rocco, que foi totalmente produzida por um animador chamado Juaner Franzius enquanto o mesmo estava estudando na Vancouver Film School. Esse tipo de animação mostra que mesmo estudantes podem colocar em prática os seus conhecimentos, para gerar projetos interessantes de animação.

A história do curta animado é bem simples e mostra o que o personagem Rocco faria caso ficasse preso dentro de um elevador.

No projeto podemos perceber que algumas decisões fundamentais foram tomadas pelo artista para conseguir viabilizar o projeto e facilitar a sua execução. O primeiro ponto a destacar é que não existem diálogos na animação, o que exclui a necessidade de animação facial. O segundo ponto é que o sistema de Rigging do personagem foi totalmente construído com base no script Rapid Rig: Advanced para o Maya. O uso desse sistema facilita bastante a criação de personagens virtuais no Maya, pois todo o rigging é criado de maneira automática, acelerando a “finalização do personagem” para animação.

Os cenários usados na animação são simples e consistem no máximo em três cenas distintas ao longo da animação.

Mas, o mais importante aspecto que não está claro nos créditos ou aspectos técnicos da animação é que provavelmente, e reforço o provavelmente, o artista deve ter planejado muito bem a execução da animação. Um roteiro curto ajuda na execução da animação e planejamento do processo. Apesar da animação ter apenas alguns poucos segundos de duração, é importante planejar para não perder tempo e trabalho. É muito fácil que projetos assim, envolvendo equipes reduzidas, possam levar várias semanas de trabalho quando não existe nenhum tipo de planejamento.

Você gostou da animação? Caso tenha gostado da animação que queira começar os seus próprios projetos relacionados com o tema, recomendo iniciar o planejamento escrevendo um pequeno roteiro. Com base no roteiro, o seu projeto vai se desenvolver de maneira muito mais fácil e eficiente.