A escolha de texturas para projetos de computação gráfica é muito importante e pode determinar o tempo necessário para concluir qualquer iniciativa na área. Como parte do processo de seleção de texturas para esse tipo de projeto é importante trabalhar com dois aspectos em mente, que são a resolução da textura e principalmente a sua licença de uso. É muito tentador abrir o oráculo e pesquisar pelas texturas na busca por imagem, mas isso geralmente acaba trazendo resultados potencialmente problemáticos. Primeiro devido a licença de uso que não está explícita, e depois as variadas resoluções das imagens. Quer uma solução? Recomendo visitar o web site wild textures, que oferece download gratuito de texturas em alta resolução.

Download gratuito de texturas em alta resolução

O uso de bibliotecas de texturas é muito importante para manter seus projetos dentro de um padrão mínimo de qualidade, pelo menos no que se refere as texturas. A quantidade e variedade de opções existentes hoje é bem grande, e estou periodicamente publicando links para repositórios de texturas aqui no blog. O download gratuito de texturas no Wild Texturas é interessante devido ao fato das imagens possuírem excelente resolução e principalmente por oferecerem licenças de uso bem permissivas.

Download gratuito de texturas em alta resolução

De acordo com os termos de uso você pode fazer o download gratuito de texturas lá e basicamente pode aproveitar as imagens para qualquer coisa, menos revender as texturas sozinhas ou então fazer links diretos para as imagens hospedadas no site. Para todos os outros casos em que você pode querer aproveitar o material para produzir animações, jogos ou qualquer outra coisa relacionada com computação gráfica, o site deixa claro que é totalmente permitido usar as imagens para esses fins.

O sistema de buscas das imagens não é perfeito no site, mas pela qualidade e resoluções disponíveis vale a pena ter um pouco mais de trabalho para encontrar as texturas certas para o seu projeto.

Usando as texturas gratuitas

Quer aprender a usar as texturas nos seus projetos no Blender ou SketchUp? Recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir os seguintes cursos que ensinam você a usar e aplicar essas texturas: