O planejamento é fundamental para que qualquer projeto de animação seja concluído sem grandes problemas, e principalmente dentro do prazo. Os animadores iniciantes e projetos de baixo orçamento tendem a pular etapas na produção cortando custos e estágios como storyboard e pré-visualização, mas pelo menos o roteiro é necessário para que o enredo da animação seja bem compreendido pela equipe. Apesar de sempre repetir as mesmas recomendações em sala de aula, acabo vendo muita gente pulando esses estágios e enfrentando problemas de prazo quando as coisas começam a ficar confusas no enredo e desenvolvimento do projeto.

good dinosaur

E infelizmente esse tipo de confusão nos projetos de animação não está restrita apenas aos projetos pequenos, pois até mesmo os grandes estúdios acabam sofrendo com decisões erradas e planejamento equivocado. A bola da vez foi a Pixar, sim você não leu errado, a toda poderosa e admirada Pixar cometeu algum engano na produção do seu próximo projeto de animação chamado The Good Dinosaur. A animação estava prevista para 2014, e já passou por mudanças internas na equipe e provavelmente depois de analisar o projeto como um todo, os novos integrantes resolveram empurrar o lançamento para meses a frente. A justificativa não foi passada para a imprensa de maneira clara, mas isso é provavelmente reflexo de problemas no desenvolvimento da história.

A coisa já começou a ficar estranha quando o diretor do projeto foi substituído, e agora a animação é adiada. Isso é muito grave para a empresa que ficará um ano praticamente sem lançar animações nos cinemas. Para quem estava a quase 15 anos lançando um projeto praticamente todos os anos nos cinemas, essa é uma quebra séria na produção.

A lição que podemos tirar nesse tipo de situação é que não importa o quão grande é o seu orçamento, seja um valor com 3 ou 8 dígitos, antes de sentar na frente do computador é preciso ter certeza absoluta do que será produzido, e que a história ou enredo é a melhor escolha para aquele projeto em particular. Caso contrário os prazos não são cumpridos, investimentos são perdidos e o seu projeto ficará comprometido.

O que você acha que aconteceu? Compartilhe sua opinião nos comentários.