O desenvolvimento de jogos evoluiu de maneira impressionando nos últimos anos, acompanhando o próprio mercado de jogos que oferece mais flexibilidade e opções para os jogadores. Nos primórdios do mercado era muito complicado entrar na área de produção voltada para jogos, pois eram exigidos conhecimentos avançados em programação, lógica e principalmente a parte técnica relacionada ao ambiente em que o jogo seria executado. Hoje esses conhecimentos ainda são importantes, mas já podemos fazer uso de uma infinidade de ferramentas para ajudar ao longo do processo. Se você quiser adquirir um pouco mais de conhecimento na área de desenvolvimento de jogos, recomendo uma visita ao web site da revista Game Developer.

A revista não resistiu as mudanças no mercado editoral que está perdendo cada vez mais espaço, e encerrou as suas atividades em Julho de 2013. Mas, para a alegria póstuma dos desenvolvedores de jogos ou pessoas interessadas no assunto, a editora disponibilizou o acervo completo da revista Game Developer para download em formato eletrônico. Sim! Você pode fazer o download de todas as edições da revista que começou a ser editada em 1994. Esses quase 20 anos de publicações registram ao mesmo tempo a evolução do mercado de jogos, e também como o desenvolvimento desse tipo de mídia sofreu alterações ao longo dos anos.

Game developer

A edição que mais chamou a minha atenção, pelo menos até agora foi a primeira revista publicada em 1994. A revista Game Developer é interessante por apresentar um retrato fiel do mercado naquela época, em que o PlayStation ainda estava se preparando para a sua estréia, e o reinado do SNES estava no seu auge.

Para as pessoas que são um pouco mais jovens, os jogos retratados na revista podem parecer simplórios demais, até mesmo para os padrões usados em celulares de hoje, que já aceitam muito bem jogos em 3d. Naquela época o uso de 3d em jogos ainda era algo experimental, que estava para sofrer mudanças com o lançamento do PlayStation.

Gosta de jogos? Tem interesse em desenvolver jogos? Você precisa fazer o download das edições da revista Game Developer e guardar esse material, pois é ao mesmo tempo referência histórica e também fonte de informação.

Desenvolvendo jogos

Caso você queira se aventurar no mundo do desenvolvimento de jogos, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir alguns cursos que podem ser úteis no seu pontapé inicial no mercado: