A tecnologia voltada para a produção de jogos digitais avança a passos largos e cada vez mais temos a disposição jogos e ambientes realistas a disposição, principalmente para as pessoas que investem em computadores para fins de entretenimento. Mas, o que você diria se alguém falasse que a tecnologia de jogos é o futuro da indústria do cinema? Pois é, por mais irônico que isso possa parecer, mesmo quando não existe nenhum tipo de rivalidade entre os dois segmentos, é engraçado como a evolução tecnológica encontra aplicações para coisas que até então seriam inimagináveis de conceber. Qualquer pessoa afirmando que a tecnologia de jogos iria tomar de assalto a produção de filmes cinco anos atrás, seria chamada de louca.

Quem está afirmando isso hoje em dia é ninguém menos do que Kim Libreri, o chefe de tecnologia da Lucasfilm, hoje pertencendo a Disney. A empresa afirmou em apresentação que eles já estão testando protótipos de sistemas voltados para captura de movimento, em ambientes regidos por tecnologia de captura de movimento usada em jogos.

Mas, melhor do que descrever o processo é mostrar o vídeo exibido durante a apresentação.

O material mostra muito bem como poderá ser o processo de filmagem de diversas produções cinematográficas no futuro, em que os atores já são inseridos dentro de um cenário virtual com diversos tipos de elementos e “props”. O vídeo demonstra que os ajustes de iluminação, cenário e muito mais podem ser realizados em painéis de controle anexos ao ambiente de captura, e se tudo for configurado de maneira correta, até mesmo a correção de cor e outras características da cena podem ser ajustadas em tempo real.

Hoje a indústria de jogos já superou de longe o cinema em termos de lucros! O último fenômeno de renda foi o aclamado GTA V, que bateu a cada do bilhão de dólares em vendas apenas algumas horas depois do seu lançamento. Um dos últimos filmes a conseguir o feito foi os Vingadores, que levou meses até atingir a marca.

Isso só mostra como o mercado para desenvolvimento de jogos deve crescer ainda mais no futuro, e o campo de trabalho deve se expandir para a área de cinema.