O planejamento de uma animação seja ela de qualquer natureza sempre envolve grande quantidade de trabalho na organização do projeto, e principalmente na determinação dos estágios correspondendo a execução da animação. Esse é um desafio que muitos estudantes acabam enfrentando quando começam a criar seus trabalhos de conclusão de curso ou projetos pessoais, e escolhem como tema uma animação. Um designer chamado Felipe Cea escolheu esse caminho no seu projeto de graduação, e como software para executar o projeto o Blender foi adotado como base para a produção. O resultado foi um curta de animação chamado Camanchango.

Curta de animação produzido com Blender

Apesar de não termos vídeos ou material relacionado com o making of da produção, podemos entender um pouco mais do processo de criação do artista com base nas informações fornecidas pelo autor para o BlenderNation. A produção como um todo levou cerca de um ano de trabalho, para um curta de animação com apenas sete minutos. Você pode até estar pensando agora que apenas sete minutos de animação é pouco, comparado ao tempo total de produção, mas é exatamente o inverso! Se levarmos em consideração que tudo foi produzido apenas por uma pessoa, o tempo foi até curto para sete minutos de animação.

Antes de continuar, vamos conferir a animação:

Um dos desafios na produção desse tipo de material é balancear o orçamento disponível com o prazo, pois na maioria dos casos os projetos de conclusão de curso que utilizam como tema animações, acabam tendo orçamentos limitados ou então inexistentes. Posso afirmar isso por experiência própria minha, e também das animações que acabo orientando aqui pelo site e nas instituições de ensino em que ministro aulas, e eventualmente acabo orientando os trabalhos de conclusão.

Essa limitação no orçamento acabou fazendo com que o artista ajustasse o resultado final da animação, removendo uma narração que estava inicialmente planejada e trocando por legendas.

Os cortes na produção acabam refletindo diretamente no resultado final nesse tipo de situação, mas outras coisas acabam sendo cortadas ao longo do caminho, como iluminação global e outros elementos visuais para tentar economizar no tempo de render.

A animação é até bem desenvolvida considerando que foi produzida apenas por uma pessoa, mas claro que muita coisa poderia melhorar. Você está planejando criar seu projeto de conclusão de curso na forma de animação? Recomendo começar o quanto antes!