O uso de computadores do tipo desktop da Apple em áreas como a arquitetura e engenharia está cada vez maior com o passar dos anos, principalmente devido a oferta cada vez maior de softwares especializados nesse segmento. Mas, foi apenas depois do surgimento do AutoCAD para Mac que a coisa realmente ganhou novo impulso. O uso do AutoCAD como ferramenta base para arquitetura e engenharia é algo que não pode ser ignorado, principalmente por muitos profissionais só conhecerem esse software para produzir seus desenhos técnicos. Ainda me recordo que nas primeiras vezes em que ministrei aulas de AutoCAD ainda no início da década passada, as pessoas me perguntavam se existia versão do AutoCAD para Mac.

Naquela época a resposta infelizmente era que não existia, e os usuários precisavam recorrer a softwares como ArchiCAD ou VectorWorks para produzir desenhos técnicos. Desde a versão 2010, o AutoCAD pode ser usado em computadores da Apple sem a necessidade de virtualização e agora o software recebeu mais uma atualização, estando disponível para download imediato o AutoCAD para Mac 2014.

AutoCAD para Mac 2014

AutoCAD para Mac 2014

A atualização do AutoCAD para Mac na versão 2014 trouxe muitas novidades, sendo uma das que mais gostei o suporte as telas retina dos novos MacBooks Pro. Se você já tentou usar o AutoCAD para Mac em um desses computadores com monitores de alta densidade, percebeu a resolução da interface um tanto quando borrada, o que não acontece na nova versão. Essa é uma lista com as principais novidades do AutoCAD para Mac 2014:

  • Suporte ao Mac OS X Mavericks
  • Suporte a telas retina
  • Sistema de ajuda redesenhado
  • Compatibilidade com o Autodesk 360 , que é o sistema de armazenamento na nuvem da Autodesk
  • Possibilidade de usar o Package drawing. No Windows esse recurso é conhecido como eTransmit. Nada mais é do que a possibilidade de criar um arquivo compactado com os recursos usados pelo projeto como fites, texturas e outros elementos externos

A nova versão pode ser copiada para fins de teste imediatamente do web site da Autodesk. E para saber as diferenças entre a versão do AutoCAD do windows e Mac, verifique essa tabela comparativa de recursos.

Download gratuito do AutoCAD para Mac 2014

Caso você seja estudante e queira testar o AutoCAD para Mac 2014, a Autodesk oferece o download gratuito e legalizado do software no seu programa de licenças para estudantes. Para ter acesso ao download gratuito do software basta se cadastrar no Students Autodesk e indicar os dados da instituição em que você estuda. O cadastro também é válido para professores e instrutores. As licenças geralmente são válidas por um ano e incluem não só o AutoCAD para Mac, mas qualquer software da Autodesk.