Um dos tipos mais complicados de materiais que você vai um dia configurar são os cabelos em 3d, que demandam muito trabalho e ajustes até ficarem com o nível de realismo desejado. Já tive que fazer a configuração de cabelos usando partículas e apesar de demandarem um grande esforço em termos de ajustes, o segredo para bons resultados é a iluminação do modelo 3d. Como o uso de partículas envolve problemas significativos principalmente na animação e dinâmica dos cabelos, muitos artistas ainda preferem recorrer ao uso de polígonos como forma de simular cabelos em 3d e acabam aplicando física com Soft Bodies ou outros recursos para criar a física do cabelo.

No Blender é possível simular cabelos de várias formas e com o advento do Cycles e o suporte ao render de partículas, é possível conseguir resultados realistas com muito menos esforço no Blender. Se você quiser aprender a usar o render de cabelos com o Cycles, existe até um tutorial específico para isso no meu canal do Youtube:

A configuração de tipos diferentes de cabelos pode ser um pouco trabalhoso em relação aos materiais e tipologias de cabelos. Uma alternativa útil para muitos artistas é aproveitar bibliotecas de cabelos já existentes, como as disponíveis no BlendSwap. Essa semana encontrei uma biblioteca de cabelos configurados no Cycles, que é de autoria de um artista chamado Januz e que pode ser copiada de maneira gratuita. Além de cabelos é possível encontrar até mesmo tentáculos na biblioteca, o que é bem incomum.

biblioteca cabelos cycles

Ao copiar o arquivo no Blender, você precisa apenas escolher a maneira de adicionar os recursos dentro do seu projeto. Não sabe fazer isso? Tenho outro tutorial em vídeo que mostra como fazer uso de bibliotecas externas.

Materiais avançados com o Blender Cycles

Quer usar e configurar materiais avançados com o Blender Cycles? Recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir o curso sobre materiais avançados com o Blender Cycles, em que você aprende a usar o Node Editor do Blender para ajustar e configurar diversos tipos diferentes de materiais avançados com o Blender.

Durante o mês de novembro de 2013, você pode fazer a sua inscrição nos cursos do EAD – Allan Brito com desconto usando o cupom ALLANBRITO7ANOS, que garante 15% de desconto na inscrição dos cursos! O cupom só pode ser usado ao longo do mês de novembro.