O uso de móveis de design em projetos voltados para a visualização em arquitetura ajuda a contextualizar ambientes, e também passar a idéia de algo atemporal, pois esses móveis clássicos nunca saem de uso. Veja o exemplo da cadeira barcelona que tem design de 1929, e até hoje é muito usada em projetos de design para interiores dos mais variados níveis, sem mencionar que é uma cadeira com custo elevado para aquisição. É por esse motivo, que sempre recomendo para os meus alunos a criação de uma biblioteca de móveis de design em separado, principalmente para projetos de visualização em arquitetura. Se você tem uma biblioteca assim, será possível expandir o leque de opções adicionando uma Ball Chair do designer Eero Aarnio.

Download Ball Chair

Essa é uma cadeira muito interessante e que tem design único em forma de esfera. Ela é chamada alguma vezes como Eero Chair fazendo referência ao seu autor. O modelo 3d da cadeira pode ser copiado diretamente do BlendSwap, e como não poderia deixar de ser, o arquivo está no formato do Blender. Mas, caso você queira usar a Ball Chair em outros projetos é perfeitamente possível exportar o arquivo do Blender para formatos como FBX e OBJ para uso em qualquer software 3d.

É mais vantajoso usar essas bibliotecas gratuitas ou criar seus próprios modelos 3d? Sempre é mais interessante criar os seus modelos 3d, mas também é preciso balancear o tempo de produção dos projetos.

Por exemplo, se você precisa adicionar uma cadeira dessas dentro de um cenário 3d, e o tempo para finalização é curto, a melhor opção é partir para o uso da biblioteca. Existe tempo disponível para modelagem? Então recomendo criar o seu próprio modelo 3d com controle total sobre contagem de polígonos e materiais.

Independente da situação, em projetos de visualização para arquitetura em que seja preciso usar uma Ball Chair, agora você sabe onde encontrar o modelo 3d pronto.

Aprendendo modelagem para arquitetura

Está interessado em começar a modelar objetos e edificações? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os cursos sobre modelagem para arquitetura usando o Blender ou SketchUp. Os cursos são totalmente baseados em vídeo e podem ser consultados em qualquer local e horário, desde que você tenha uma conexão com a internet.