A quantidade de projetos envolvendo renderização para arquitetura produzidos com o Blender tem crescido de maneira significativa nesses últimos meses, graças em parte ao suporte do software a renderizadores externos e também o surgimento do Cycles. O renderizador avançado que já está incorporado ao software ajuda muito na criação de cenas realistas, usando algoritmos de render avançados com o Path Tracing. Mas, a competição com outros renderizadores é bem acirrada, especialmente com softwares como o Octane Render e Indigo Render. Ambos são alternativas comerciais ao Cycles, e contam com grande quantidade de usuários e projetos de qualidade.

Visualização para arquitetura com Blender e Octane Render

Entre os artistas de destaque no uso do Octane Render com o Cycles, encontramos Enrico Cerica, que é figura carimbada nos fóruns e galerias de projetos relacionados com arquitetura. O artista antigamente usava o YafaRay para gerar suas imagens, mas migrou para o Octane Render e hoje praticamente só gera imagens com o renderizador, usando modelos criados no Blender.
O seu último projeto é novamente fantástico e se chama Mix familial & workshop house, sendo novamente totalmente modelado no Blender e renderizado com o Octane render. É um ótimo exemplo do que o Blender pode fazer nas mãos de um artista habilidoso, e do hardware certo para renderizar as imagens.

Visualização para arquitetura com Blender

Essa é apenas uma imagem do projeto, visitando o link você encontra diversas outras imagens belíssimas sobre visualização para arquitetura com Blender.

Para quem não conhece o Octane Render, esse é um software de natureza semelhante ao Cycles. Seus algoritmos utilizam física real como base para gerar imagens, o que resulta em renders e iluminação extremamente realistas. Seu método de render é do tipo Unbiased, e podemos utilizar aceleração por GPU para reduzir o tempo de render dos projetos. No caso do Enrico Cerica foram usadas duas placas GeForce GTX 580. O tempo de render das imagens ficou em torno de 2 a 3 horas, o que é bem razoável.

Hoje o Octane Render possui até mesmo um script que faz a sua integração com o Blender acontecer na própria interface do software, facilitando o processo. Antigamente era necessário exportar a cena e configurar materiais e outras características na interface do Octane.

Aprendendo a modelagem para arquitetura com Blender

Quer aprender a trabalhar com visualização para arquitetura com Blender? O EAD – Allan Brito tem vários cursos que podem ajudar você a entender melhor como funciona esse processo de criação, desde a modelagem até o render final!

Os cursos relacionados com visualização são os seguintes: