A representação de ambientes com grande presença de vegetação pode ser bem complicada de executar usando softwares 3d e renderizadores, principalmente se o artista responsável não conhecer técnicas para otimizar a reprodução desses elementos e também caso o hardware correto não esteja disponível para acelerar a criação das imagens. Hoje em dia existem muitos recursos interessantes para reproduzir vegetação em ambientes 3d, e com o auxílio de renderizadores com aceleração por GPU a coisa fica ainda mais fácil. Para mostrar como é possível criar projetos usando grande qualidade e riqueza visual envolvendo vegetação, um conhecido artista entre os usuários do Blender chamado Enrico Ceric, publicou o seu último projeto envolvendo a área externa de uma edificação com grande quantidade de vegetação.

Paisagismo usando Blender e Octane Render

O projeto envolveu muito trabalho de paisagismo digital por parte do artista, e foi totalmente modelado usando o Blender e o render finalizado com o Octane Render. Esse software permite trabalhar com aceleração por GPU de maneira semelhante ao que o Cycles e outros renderizadores baseados na tecnologia CUDA da NVIDIA fazem.

Blender Octane Render Paisagismo

As imagens que você encontra no link foram todas renderizadas com o Octane Render, usando duas placas de vídeo GeForce GTX 580 que é uma das melhores em custo e benefício em relação ao número de núcleos e preço, mas infelizmente não é muito fácil de encontrar esse tipo de placa mais em revendas.

O tempo de render para cada imagem foi de aproximadamente 30 a 60 minutos, o que é muito bom se levarmos em consideração a complexidade e qualidade das imagens. A vegetação existente na cena foi toda gerada com base em um script de autoria do próprio Enrico Ceric.

Uma opção para gerar vegetação com o Blender e que você pode tentar usar de imediato é o Add-on Ivy Generator e também o Sapling Generator.

Depois é só encontrar uma forma de renderizar o projeto com a enorme quantidade de polígonos que esse tipo de ambiente acaba gerando e as GPUs ajudam muito nessa tarefa! Infelizmente os usuários de placas Radeon ainda não podem aproveitar totalmente esses recursos de aceleração para render, apenas os usuários de placas da NVIDIA.