As animações criadas com as diversas suítes 3d disponíveis no mercado são uma excelente forma de conferir a capacidade de produção das ferramentas disponíveis nesse software em particular. Entre as diversas dúvidas e questionamentos que recebo sobre o Blender, está a sua capacidade de produzir animações sérias ou mesmo de nível médio. Os projetos desenvolvidos pelo Instituto Blender são uma excelente demonstração da capacidade do software, mas é com a produção dos usuários e também pequenos estúdios que o software é realmente testado. É por isso que sempre gosto de divulgar projetos desenvolvidos inteiramente com o Blender para ajudar a sanar essas dúvidas sobre a capacidade de produção do software.

Entre esses projetos desenvolvidos totalmente com o Blender, podemos adicionar agora a animação Palmipedarium que foi produzido pelo artista Jeremy Clapin. A animação é de curta-metragem e utiliza visual estilizado para narrar a sua história. Apesar de parecer simples do ponto de vista visual, a sua estética se encaixa muito bem com a narrativa.

Essa é a animação, que foi produzida pelo artista francês, mas teve diversas outras pessoas em papeis relacionados com modelagem, iluminação e rigging.

Esse tipo de projeto é provavelmente fruto de vários meses de trabalho investido, e não seria possível de ser finalizado sem apoio financeiro e também a dedicação da equipe. A duração da animação é muito parecida com os projetos realizados pelo instituto Blender, e para fins de comparação uma equipe de aproximadamente 10 pessoas trabalhando por 6 meses tem custo estimado de 150 mil Euros, segundo dados do projeto Big Buck Bunny.

Quer fazer uma animação como essa no Blender? Recomendo planejar muito bem o seu projeto e procurar patrocínio para a empreitada, que pode vir por meio de empresas privadas e também editais públicos, que bancam grande parte da produção audiovisual no Brasil. Além da parte financeira, é preciso organizar a parte de pré-produção da animação que envolve o roteiro e storyboards, para inclusive ajudar na captação de fundos! Assim as pessoas conseguem entender melhor o seu projeto, antes da execução.

Outro ponto que deve ser considerado é o aprendizado do Blender! O EAD – Allan Brito pode ajudar você nesse sentido com vários cursos online sobre Blender em diversas categorias, inclusive com cursos próprios sobre animação.